Porto Alegre foi a primeira cidade do Brasil a receber o módulo I (Gestão Financeira) do curso de formação empresarial para melhoria do desempenho das clínicas de diálise da região. Um programa oferecido pela multinacional Fresenius Medical Care em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Agora o segundo módulo (Gestão de Serviços em Terapia Renal Substitutiva) está com inscrições abertas. O objetivo é aprofundar ainda mais os conhecimentos e auxiliar os profissionais que estão à frente das unidades de saúde nas tomadas de decisão do negócio.

Assim como qualquer empresa, uma unidade de saúde contém pessoas, produtos, serviços, tecnologia, ambiente físico, capital, clientes. Uma infinidade de complexos recursos que exigem que o gestor entenda de pessoas, finanças, tecnologia, etc. Só que boa parte dos serviços de saúde é administrada por médicos, que conhecem da natureza da atividade, mas pouco sobre gestão.

Pelo menos é o que conclui pesquisa feita pela Associação Médica Americana sobre o desempenho de médicos na administração de seus negócios. Pensando nisso, a Fresenius Medical Care está oferecendo aos seus clientes brasileiros o NefroPlus Gestão; programas educacionais voltados à gestão empresarial para melhoria do desempenho das clínicas de diálise. Atualmente, a Fresenius Medical Care oferece produtos, insumos, tecnologia e serviços a cerca de 700 unidades espalhadas por todo o país.

“Gerir uma unidade de diálise é uma grande responsabilidade. E percebemos nos contatos com nossos clientes que poderíamos colaborar a melhoria dessa gestão e, consequentemente, do atendimento dos clientes, colaborando para o desenvolvimento da Nefrologia no Brasil. Fizemos em 2017 o primeiro módulo no Sul, com foco na Gestão Financeira. Repetiremos esse módulo em outras regiões do país em 2018. Porto Alegre e São Paulo são as cidades que recebem o segundo módulo, com foco na Gestão em Serviços, este ano”, conta Conrado Pithon, gerente de Planejamento da Fresenius Medical Care.

E esse é um mercado de grandes números. Atualmente, mais de 120 mil brasileiros têm insuficiência renal e fazem hemodiálise. A cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 21 mil pessoas entram nesse grupo.

NefroPlus

É o conjunto de serviços que a multinacional alemã disponibiliza ao mercado de diálise (no Brasil). Esses serviços estão distribuídos em quatro plataformas (de atuação), sendo o NefroPlus Gestão uma delas. Para 2018, serão investidos quase R$ 250 mil na execução do programa completo, que possui três módulos sequenciais com aulas expositivas, leitura e discussão de textos, discussão de casos, exercícios de simulação baseados em exemplos práticos e debates.

A metodologia foi criada com a FGV, baseada na realidade das clínicas, com workshops e treinamentos que apontam como se aperfeiçoar no dia a dia conferindo mais rentabilidade, mais qualidade de atendimento e mais suporte à tomada de decisões.

“Com as novas tecnologias que ofertamos e o advento de diversas novas maneiras de trabalho, pessoas sem o treinamento adequado e sem o estudo dos princípios básicos de administração como Marketing, Recursos Humanos, Finanças, estão fadadas a serem atropeladas pelo mercado. Hoje não basta apenas visão para gerir bem uma unidade”, destaca Pithon.

Fresenius Medical Care

Com sede em Bad Homburg, na Alemanha, é a maior companhia provedora de produtos e serviços de diálise para indivíduos com doenças renais, dos quais cerca de 2,8 milhões estão em tratamento dialítico. Por meio de uma rede de 3.714 clínicas de diálise, a Fresenius Medical Care fornece tratamento a mais de 300 mil pacientes ao redor do planeta.

A multinacional é também líder na fabricação de produtos como máquinas e dialisadores. Com time formado por mais de 110 mil colaboradores, distribuídos pelos cinco continentes, a empresa está presente no Brasil há mais de 20 anos. No final de 2017, abriu duas novas clínicas em São Paulo (Perdizes e Jardins), ofertando a mais moderna tecnologia disponível para o tratamento da doença renal.