A AWS, empresa de nuvem da Amazon, está lançando o software para minerar registros médicos de pacientes para obter informações que médicos e hospitais poderiam usar para melhorar o tratamento e cortar custos, sinalizando a entrada da big tech no setor de saúde.

O software pode ler os registros de pacientes digitalizados e outras anotações clínicas, analisá-los e obter os principais pontos de base de dados, segundo o Amazon, com quase 100% de acurácia. A empresa deve anunciar oficialmente o lançamento nesta terça-feira, 4.

A Amazon Web Services vende esse software de análise de texto para empresas de outros segmentos. como reservas de viagens, suporte ao cliente e gerenciamento da cadeia de suprimentos. O aplicativo de saúde da tecnologia é o mais novo esforço da Amazon para explorar esse lucrativo mercado.

Este ano, a Amazon pagou US$ 1 bilhão por uma farmácia on-line chamada PillPack Inc. para adquirir a capacidade de enviar remédios controlados. O varejista também está tentando aumentar suas vendas de suprimentos médicos trabalhando com hospitais. Além disso, a Amazon está de olho em maiores vendas de suprimentos médicos através de um aplicativo, embutido em registros médicos eletrônicos, que os médicos podem usar para enviar links para produtos que os pacientes comprariam, de acordo com pessoas que desenvolveram o aplicativo e médicos que o usaram.