News

Aplicativo catarinense vai ajudar surdos a pedirem socorro pelo celular

A dificuldade de uma pessoa surda para pedir ajuda aos bombeiros ou chamar uma ambulância por telefone para um parente que sofre convulsões serviu de ideia para a equipe Hacksoft criar o aplicativo “SOSurdo”, que permite que o deficiente auditivo solicite socorro pelo smartphone, sem ter que contar com o auxílio de outras pessoas. Por meio de toques na tela, é possível acionar centrais de emergência de forma rápida e simplificada. A proposta foi a primeira colocada do Hackathon #DesenvolveSC, evento patrocinado pela Teltec Solutions, que reuniu desenvolvedores numa maratona de programação em Florianópolis.

A promoção do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), Universidade Federal (UFSC) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (FAPESC) serviu para fomentar o desenvolvimento de soluções que aproximem o poder público da população catarinense.

O diretor de Tecnologia da Teltec, Rafael Araújo, um dos jurados do evento, disse  que o Hackathon #DesenvolveSC permite ao governo se engajar num processo que era quase exclusivo da iniciativa privada. “Quem costuma ter uma postura mais inovadora e fomentar a criação de soluções são as empresas e as associações do setor. É fundamental que propostas como a deste evento sejam cada vez mais trabalhadas, até porque temos pólos importantes para o desenvolvimento de softwares no Estado como Florianópolis, Joinville e Blumenau. A aproximação entre eles e os governos beneficia a relação das matrizes econômicas catarinenses com a tecnologia”, avalia.

Patrocínio Silver

Patrocínio Bronze

 

Patrocínio WIFI

Apoio

Parceiro de Mídia

Parceiros Institucionais

Realização