News

Aplicativo Figure 1 anuncia lançamento de sua versão em português

Figure 1, uma das maiores plataformas para compartilhamento e discussão de casos clínicos agora está disponível em português. A comunidade médica brasileira já pode compartilhar casos em sua língua nativa, além de continuar tendo acesso a milhares de casos em inglês. Esta é a primeira vez que o Figure 1, lançado em 2013, é disponibilizado em outro idioma.

Os profissionais da saúde brasileiros já compõem o sexto maior mercado no Figure 1 e estão entre os mais ativos na plataforma. Médicos e enfermeiros do Brasil utilizam a plataforma para aprender através da troca de experiências com mais de um milhão de profissionais da saúde de todo o mundo conectados – e também articulam discussões e compartilhar seus conhecimentos com o resto do mundo.

A expertise da comunidade brasileira de profissionais da saúde e sua predisposição em colaborar na discussão de casos ficou particularmente evidenciada quando o vírus do Zika se transformou em uma epidemia global. Em um dos casos compartilhados, um médico de família respondeu à uma pergunta sobre como distinguir clinicamente Dengue e Zika: “O Zika vírus provoca um quadro mais brando, a febre é baixa e quase sempre nem chega aos 38ºc. O exantema (manchas no corpo) é fugaz, aparece praticamente junto com a febre e é bastante pruriginoso. Já na Dengue a febre é alta e o exantema normalmente aparece entre 3 a 5 dias do início dos sintomas.”

“O aplicativo me auxiliou no diagnóstico diferencial de um caso de dengue, onde as outras suspeitas eram Zyka e Chykungunya”, conta o estudante de Medicina da Universidade de Taubaté, Diego Tajes, que utiliza o Figure 1 na versão em inglês há quase dois anos.

Os casos do Zika vírus compartilhados no Figure 1 foram visualizados por milhares de profissionais da saúde do mundo inteiro, e para muitos consistiram na primeira oportunidade de acompanhar casos do vírus em tempo real, e desta forma aprender sobre seus principais sintomas e formas de diagnóstico.

“Sabemos que os profissionais da saúde brasileiros são alguns dos membros de maior destaque no Figure 1”, diz o Dr. Landy, co-fundador do Figure 1. “Estamos entusiasmados em poder oferecer a oportunidade de que possam interagir em seu idioma nativo para que toda a comunidade médica do Brasil possa compartilhar seus conhecimentos e experiências com o mundo.”

Mais de um milhão de profissionais da saúde em mais de 190 países utilizam o Figure 1. Isto o posiciona como a maior comunidade de profissionais da saúde do mundo, uma plataforma colaborativa onde é possível observar o que acontece no mundo da saúde em tempo real. Milhares de casos já foram compartilhados e visualizados mais de 1.5 bilhão de vezes. Com 65% dos estudantes da América do Norte utilizando o aplicativo como fonte de conhecimento, o Figure 1 representa o futuro da medicina.

Ele faz parte de uma mudança de paradigma promovida pelo movimento “mobile health”, que vem derrubando barreiras no processo de compartilhamento de informação na área da saúde. O aplicativo desafia o método tradicional de estudo de casos clínicos oferecendo uma forma instantânea e colaborativa para discussão de casos clínicos reais.

Ao baixar o aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, o usuário pode tirar fotos, usar as ferramentas disponíveis para ocultar informações de identificação do paciente, e utilizar um termo de consentimento com assinatura digital adaptado à legislação brasileira. Em questão de minutos o caso pode ser compartilhado dentro de uma comunidade global para sua discussão.

Patrocínio Silver

Parceiros Institucionais

Realização