A Metasix, especializada em tecnologias de atendimento e serviços digitais, desenvolveu um aplicativo móvel capaz de calcular a taxa de risco de infecção pelo HIV, vírus da AIDS, e outras infecções sexualmente transmissíveis por pessoas que se expuserem a uma situação de risco.

Além da calculadora de risco, o aplicativo emprega recursos de GPS para ajudar o usuário a encontrar locais de distribuição de camisinha e unidades de saúde que oferecem a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), uma das novas tecnologias de prevenção ao HIV para pessoas que se expuseram a uma situação de risco, como o não uso do preservativo.

Até o momento, pelos dados do Programa Municipal de DST/AIDS, cerca de 4.2 mil cópias do App já foram baixadas por usuários de Android e IOS, mas essa taxa de downloads pode crescer significativamente ao longo de fevereiro, em função do aumento do interesse pelos serviços de prevenção e tratamento de DSTs ocasionado pelo Carnaval.

Apps para Prefeituras

Juntamente com o aplicativo Tá na Mão, a Metasix dispõe de vários Apps de serviços que podem ser customizados para prefeituras de todos os portes e órgãos públicos em geral. Entre eles estão Apps para serviços como cobrança de estacionamento em via pública, solicitações de benefícios financeiros, mapeamento e monitoria de pontos turísticos e aplicações móveis de entretenimento para eventos públicos entre outros.

De acordo com Cleiton Jorge, diretor de Operações da Metasix, um dos principais  objetivos da empresa é a entrega de soluções e inovações tecnológicas e de ponta para todos os segmentos, tanto o universo corporativo, quanto para aplicações móveis voltadas para a esfera pública. Segundo ele, os municípios pequenos que estão descobrindo na tecnologia uma fonte de barateamento de custos na prestação de serviços, bem como de geração de canais de engajamento para o cidadão com as gestões municipais.