News

APP Target My Hives promove engajamento e acesso de pacientes com doenças de pele

Uma coceira incansável, que não passa nem na hora de dormir, lesões avermelhadas por todo corpo e inchaços repentinos. Essa é a cansativa rotina de um paciente com urticária crônica, doença que não só impacta diretamente as atividades do dia a dia, como causa desconforto e isolamento emocional.

Pensando nos 74 milhões de pacientes no mundo que sofrem com crises que podem se prolongar por anos, foi criado o Target My Hives, primeiro aplicativo voltado para o engajamento de pacientes com urticária crônica.

O objetivo é promover a troca entre eles, criando assim uma comunidade que incentive a interação e o aumento de consciência sobre a patologia, reduzindo principalmente a sensação de isolamento e incompreensão que esses pacientes sentem. Além disso, o aplicativo terá uma funcionalidade que localiza especialistas da área e associações de pacientes.

O aplicativo cria um perfil para o paciente, que inclui seu histórico de sintomas, fatores que desencadeiam a doença e tratamentos já utilizados, além de um teste de avaliação de controle da urticária. Por meio de um feed, semelhante ao de redes sociais, é possível que os pacientes tirar dúvidas e compartilhar dúvidas, sua rotina e desafios diários, promovendo a identificação e ajuda mútua entre aqueles que têm a doença.

Além disso, permite que o paciente encontre médicos especializados em sua região e mantenha um registro do dia a dia de altos e baixos de seus sintomas.

“Toda iniciativa que vise informar e empoderar o paciente é sempre válida, principalmente quando falamos em urticária, uma doença subestimada, em que há pouca informação disponível na internet. Essa troca é fundamental, porque permite criar uma rede de pacientes que compartilham muitas vezes as mesmas angústias e dificuldades, fazendo com que eles não se sintam isolados”, explica Dra. Patricia Karla de Souza, médica dermatologista e fundadora do GUIA-Grupo de Urticária-Informação e Apoio, primeira associação de pacientes no Brasil voltada para dar suporte sobre a urticária.

Uma pesquisa recente revelou que mais de um terço dos participantes com urticária crônica não estavam mais sob cuidados médicos, sendo que metade deles afirmou que isto foi consequência de sentirem que o profissional de saúde foi incapaz de ajudá-los

“O Target My Hives é mais uma ferramenta que pode auxiliar a acelerar o tempo que leva para obter apoio, conhecimento e acesso aos centros de urticária crônica especializados”, completa. A iniciativa tem apoio da Novartis e o app pode ser baixado no para IoS e Android.