A BD traz ao Brasil o BD Rowa Technologies, uma solução inovadora que alia tecnologia e eficiência para revolucionar a gestão de medicamentos em ambientes hospitalares e farmácias. O equipamento também automatiza o processo de armazenamento, separação e a distribuição de remédios, auxiliando na redução de desperdícios, pois monitora a dosagem e a data de validade das medicações.

A solução integrada agiliza o controle e otimiza a organização interna das farmácias, diminuindo os gastos com a manutenção de estoque. O robô é desenvolvido com tecnologias que aprendem as práticas diárias de distribuição, operando de maneira inteligente e de acordo com a demanda. Além disso, ele atualiza automaticamente o estoque, de modo a melhorar a velocidade e a precisão da distribuição (30 segundos é o tempo necessário para que o robô faça a coleta do medicamento e os disponibilize ao farmacêutico ou atendente através de um dispenser instalado no próprio balcão de atendimento).

A reposição dos medicamentos é feita com base em um relatório, produzido pelo robô, que determina o volume de saída de cada produto do estoque, além disso ele analisa também as datas de vencimento. Outro ponto importante é que o equipamento possui um refrigerador que armazena os medicamentos que necessitam de temperaturas controladas, além de manter estável o clima do ambiente onde estão todos os outros remédios.

“Essa é uma solução integrada de automação, que proporciona às farmácias o controle completo do processo de distribuição, garantindo a conformidade e tranquilidade. O potencial para gerar maior produção e entregar maior eficiência. O BD Rowa Technologies permite que adotem tecnologias do futuro sem medo ou apreensão. Isso irá melhorar significativamente a eficiência da distribuição e proporcionar benefícios consideráveis de economia de custos a longo prazo”, esclarece Juan Carlos Esquivel, diretor da área de Medication Management Systems da BD.

Ademais, com essa a tecnologia, o farmacêutico leva menos tempo armazenando e buscando por medicamentos, podendo se dedicar em um atendimento mais personalizado e ágil. Assim, o cliente da farmácia conta com mais atenção do profissional e, principalmente, com a segurança de que está recebendo os medicamentos corretos e, principalmente, dentro da data de validade. Um levantamento feito na Alemanha, país com maior número de robôs como o Rowa, mostra que os estabelecimentos que possuem essa automação digital são capazes de dedicar quase 100% do tempo dos profissionais em um atendimento mais especializado ao cliente.

Hospitais

Em hospitais, o BD Rowa Technologies atua como uma plataforma de gerenciamento de medicamentos, integrando a enfermagem, farmácia e TI, e todos os seus processos: desde o pedido e a logística até o armazenamento e distribuição aos pacientes. Desta forma, garante a disponibilidade, segurança e rastreabilidade desde o primeiro uso pelo paciente, e até mesmo depois de sua alta médica. Ou seja: mesmo após a liberação, é possível detectar qual paciente fez uso de qual lote do medicamento, com exatidão da dosagem e se houve algum tipo de reação; um prontuário médio completo, com todos os detalhes do tratamento e disponível a alguns cliques. “A solução permite que a dosagem correta do medicamento seja utilizada pelo paciente certo, além de evitar a contaminação do remédio no ambiente hospitalar”, assegura Esquivel.

Nesse ambiente, o robô administra os medicamentos, juntos ao paciente, em três fases: admissões, preparações e dispensação. Além de evitar erro humano na manipulação de doses, o Rowa garante a redução de custos com medicamentos extras.

Com essa modernização, a BD amplia seu portfólio de serviços e tecnologias para o segmento de gestão médica. O objetivo é agilizar o controle e aperfeiçoar a organização interna dos hospitais, diminuindo os gastos e reduzindo os riscos para erros de dosagem. “Somos uma companhia que estuda e investe em novas tecnologias médicas. Para nós, trazer o Rowa para o Brasil é importante para a contribuição no aumento da segurança e da ordem dos sistemas em hospitais e farmácias”, conclui Esquivel.