Com a necessidade da mudança para um novo escritório, a Bionexo necessitava de uma nova estrutura 100% Wi-Fi para proporcionar mais mobilidade aos colaboradores e visitantes da empresa. Bruno Maimoni, gerente de infraestrutura e operações de TI na Bionexo explica que a criação de um ambiente mais colaborativo e multidisciplinar foi uma forte motivação para a busca de uma solução totalmente wireless e robusta para maior mobilidade dentro da nova sede.

“Buscamos, nessa mudança, criar um escritório com conceitos modernos e sem a necessidade de locais fixos de estação de trabalho. Saímos de uma sede de quatro andares separados – em que perdíamos a conexão no deslocamento de um andar para outro – para um escritório de um único andar 100% wireless”, explica Maimoni.

Na condição de empresa de tecnologia que atua na área da saúde, a Bionexo conecta diariamente milhares de instituições de saúde a milhares de fornecedores de suprimentos do setor. Por isso, as questões de disponibilidade e redundância foram prioridades para o projeto implementado pela Symmetry.  Segundo Maimoni, a reformulação da estrutura Wi-Fi ocorreu inicialmente seis meses antes de iniciar-se o processo de mudança do escritório, em meados de dezembro de 2017. Sediada há muitos anos no mesmo local em São Paulo, a Bionexo procurava soluções sem a necessidade de equipamentos de switches, identificada como a melhor relação custo-benefício por Maimoni. “Tivemos uma redução enorme em chamados ao helpdesk, pois paramos de ter problemas com lentidão. Ganhamos produtividade no sentido de zerarmos indisponibilidades de rede ao apostarmos em uma solução com redundância completa, nas antenas, switches e até mesmo no cabeamento de rede dos access points.”.

O objetivo da Bionexo evoluiu com o conceito do novo escritório. A partir do projeto com a Symmetry, o novo conceito do escritório previa ambiente moderno, despojado, salas de reuniões de conferências e reuniões one-on-one rápidas. Para tanto, a mobilidade com qualidade foi fator primordial, uma vez que o usuário tem que se mover sem perda de conexão à internet e sem que sua conexão Voip seja interrompida. A nova estrutura proporcionou uma mudança cultural que também foi desencadeada pela qualidade da tecnologia oferecida. Hoje, todos os times na Bionexo se relacionam porque trabalham para uma mesma unidade de negócios.

“Para nós da Bionexo, foi um diferencial muito importante a qualidade do suporte e o fato das antenas possuírem tecnologia avançada (instant access points) que dispensa aquisição de controladoras. Somos uma empresa 100% cloud e quase não possuímos servidores ou equipamentos aqui no escritório, com exceção dos switches, e com a Aruba conseguimos eliminar estes custos de aquisição”, diz Maimoni.

O escopo do projeto previa 11 instant access points de última geração e dois switches. Com a implementação da solução Aruba pela Symmetry, o gestor de TI da Bionexo pôde proporcionar aos usuários mobilidade, conectividade confiável e acesso à rede internet específica para visitantes. A partir da nova arquitetura, a Bionexo hoje consegue proporcionar um ambiente de eventos com capacidade para duzentas pessoas conectadas à internet com seus dispositivos móveis. E instabilidades que aconteciam frequentemente, de 2 a 4 vezes por semana, desde a implantação há 4 meses, reduziram para zero.

“Aruba possui tecnologia de ponta para prover ao cliente a solução adequada para sua necessidade em mobilidade, conectividade, performance e segurança. Ela torna a rede inteligente e de fácil gerenciamento onde o administrador pode monitorar e agir antes de um possível problema surgir. Além disso, a Aruba investe constantemente em tecnologia, proporcionando aos seus clientes meios para realizarem uma disruptura tecnológica que irá ajudá-los a crescer e a desenvolver novas atividades de negócios com velocidade e segurança”, explica Fernando Ferreira, presidente da Symmetry.

“Com a implantação da tecnologia da Aruba, calculamos melhorias de aproximadamente 30% na velocidade de nossas transmissões, o que reflete diretamente no aumento de produtividade. E após o primeiro mês de instalação, zeramos a quantidade de chamados relacionados à problemas de lentidões de acessos dos equipamentos, o que foi excelente para todos os funcionários.”, afirma Bruno Maimoni.