Foi inaugurado nesta sexta-feira, 15, no Centro de Hematologia e Hemoterapia de São Luís do Maranhão, um dos Centros de Processamento Celular (CPC) – Rede BrasilCord, totalmente financiado pelo Fundo Social do BNDES.

Este projeto, em parceria com o Ministério da Saúde, Fundação do Câncer e Instituto Nacional do Câncer (Inca), permite que o Brasil tenha, no âmbito do SUS, uma das maiores redes públicas de cordão umbilical do mundo para a realização de transplantes.

Desde 2006, o BNDES tem financiado, com recursos não reembolsáveis no valor de R$ 59,1 milhões, a implantação de 13 unidades da Rede BrasilCord. O último contrato contempla o CPC de São Luís e mais duas unidades ainda em construção, em Manaus (AM) e em Campo Grande (MT).

Os 10 CPCs atuais da Rede BrasilCord, apoiados pelo BNDES, estão localizados em Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP) e Lagoa Santa (MG). Além desses, a Rede BrasilCord possui centros no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).

Uma das prioridades do BNDES é apoiar iniciativas de saúde que agreguem tecnologia ao sistema e promovam um melhor atendimento da saúde à população. O CPC de São Luís abrirá uma nova perspectiva na região para tratamento de diversas doenças hematológicas, como leucemias, linfomas, aplasias de medula e até algumas anemias hereditárias, além de ser um novo eixo de treinamento médico, de pesquisa e terapia celular.