No próximo dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, setor que está sendo completamente reformulado por meio de mudanças tecnológicas proporcionadas por softwares. “O software está por trás de tecnologias que já fazem parte da vida de todos, como o uso de dados, a internet das coisas, a inteligência artificial e a nuvem”, explica o country manager da BSA| The Software Alliance, a principal defensora global do setor de software perante governos e no mercado internacional, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga. “A saúde é uma das áreas que mais foram beneficiadas com esse salto, que está ajudando as pessoas a viverem mais e com mais saúde”, completa Pitanga.

Segundo o estudo da BSA “Qual o ‘X’ da questão em relação a dados?”, a assistência médica é um dos ambientes mais ricos em dados atualmente, gerando centenas de terabytes de conteúdo por hospital todos os dias. “Um melhor uso desses dados pode ser a receita para um melhor atendimento e curas mais rápidas”, conta Pitanga. Ainda segundo ele, atualmente, graças aos dados, os médicos têm percepções inéditas da saúde de seus pacientes, o que lhes permite tomar decisões melhores e mais ágeis. “Com a ajuda de softwares analíticos, médicos podem utilizar os resultados de todos os pacientes anteriores para analisar opções de tratamento para seus pacientes futuros”, diz.

Se o setor de assistência médica usasse os dados com mais eficácia para aumentar sua eficiência e a qualidade, estima-se que poderia economizar mais de US$ 300 bilhões por ano, reduzindo os gastos em até 8%, de acordo com o estudo. “Os maiores impactos, porém, não são apenas no dinheiro economizado, mas nas vidas salvas”, diz Pitanga.

Veja alguns exemplos que mostram como os softwares estão revolucionando a saúde:

No Quênia, dados móveis estão sendo usados para identificar padrões de infecção por malária e definir locais de contágio que orientam os esforços de erradicação do governo.

O número de pesquisas em medicina é tão grande hoje que é praticamente impossível para um médico se manter atualizado em relação a novos avanços, muito menos interpretar dados dos pacientes em tempo real. Por isso, os hospitais estão implementando sistemas de apoio a decisões clínicas. Basicamente, são sistemas de software que analisam dados de diversas fontes para ajudar a fazer diagnósticos mais rápidos e confiáveis em um complexo ambiente de dados – comprovando-se benéfico em mais de 70% dos casos.

Devido à sua aparência e forma imprevisíveis, tumores cerebrais podem ser especialmente difíceis de identificar em imagens médicas. Com a ajuda da computação na nuvem e de algoritmos avançados de análise de imagens, equipes de cientistas estão competindo para descobrir os melhores algoritmos de software para identificar tumores cerebrais com mais rapidez e precisão.

A mudança de imagens 2D para 3D em mamografias está aumentando as taxas de detecção de câncer de mama. A mamografia tridimensional utiliza software para combinar raios X em ângulos diferentes e criar uma imagem tridimensional, que pode aumentar a taxa de detecção de câncer de mama e diminuir o número de falsos diagnósticos.

Ao utilizar mais de 1.000 pontos de dados por segundo, cientistas canadenses descobriram que crianças nascidas prematuramente com sinais vitais estranhamente estáveis apresentavam maior risco de desenvolver febres, o que permitiu que os médicos tomassem medidas preventivas e salvassem vidas.