A Central Nacional Unimed está completando 19 anos de fundação neste dia 20 de agosto como 122ª maior empresa do Brasil, segundo o ranking “Exame 2017 – Melhores e Maiores”, 24 posições acima da registrada no ano passado. No guia Época 360º, ficou em 134º lugar (22 posições a mais do que na edição de 2016).

“São dois presentes de aniversário que comprovam a força da operadora nacional do Sistema Unimed, sua saúde financeira e capacidade para continuar investindo e ampliando sua participação na medicina suplementar brasileira”, comemora Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed, que assumiu o cargo em março deste ano.

Com mais de 1,5 milhão de vidas em carteira, a operadora projeta lucratividade muito maior no atual exercício, fruto de ajustes de processos e da renegociação de contratos. “Sem solidez financeira não há como permanecer no mercado de planos de saúde, que sofre com o alto índice de desemprego, com a excessiva regulação e a judicialização na medicina suplementar”, comenta o presidente da operadora.

Ruschi conta que o Sistema Unimed está tomando providências para a transformação do modelo de atendimento dos clientes. Está migrando para Atenção Integral à Saúde, modelo que busca promover melhor qualidade de vida para os beneficiários e uma gestão eficiente de custos assistenciais. “O atendimento melhorará ainda, já que é baseado em um médico de referência que acompanha a vida clínica dos pacientes. E como a sinistralidade tende a se reduzir, consequentemente aumentará a lucratividade das operadoras da marca”, salienta Ruschi.

Embora seu escopo de mercado sejam os planos empresariais com abrangência nacional, a CNU também atua diretamente em praças como São Paulo, Brasília, Salvador e São Luís, a fim de garantir a suficiência de rede e o atendimento de clientes da Unimed nestas regiões, em superação a dificuldades enfrentadas por cooperativas da marca nestas cidades.

Destaques

Com vendas líquidas de R$ 4,7 bilhões, está em 122º lugar (+9% sobre o ano passado) na “Melhores e Maiores”. Além disso, classificou-se em quarto lugar por vendas líquidas, quarto em liderança de mercado, oitavo em crescimento, nono em rentabilidade.

“Estreamos neste ranking em 710º lugar, em 2004. Temos avançado anualmente, sem retrocessos, apesar da aguda crise econômica do Brasil e das dificuldades regulatórios da saúde suplementar. A operadora nacional do Sistema Unimed aperfeiçoa constantemente sua infraestrutura física e tecnológica, qualifica sua equipe e melhora o relacionamento com o cliente. Além disso, colhe os frutos de sua gestão austera e transparente”, acentua Alexandre Ruschi.

Sobre a Central Unimed Nacional

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Foi criada para garantir a competitividade do Sistema Unimed diante das exigências do mercado e da legislação.
O faturamento de 2016 totalizou R$ 4,7 bilhões (+12% em relação a 2015). Hoje, tem cerca de 1,5 milhão de clientes, distribuídos nas cinco regiões do país. Fundação: agosto/1998. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 348 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina, mas com gestão administrativa autônoma e independente.