O Centro de Estudos do Hospital Governador Celso Ramos, unidade hospitalar pública subordinada à Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina,  adotou o UpToDate Anywhere – recurso de suporte a decisões médicas habilitado para tecnologia móvel – afim de prover informações atualizadas e apoiar o processo de especialização dos participantes do seu programa de residência médica.

A utilização da ferramenta trouxe velocidade na descoberta do diagnóstico, na decisão do tratamento e da medicação mais indicada, melhorando inclusive a qualidade dos cuidados diariamente prestados pelos profissionais da saúde.

O Hospital Governador Celso Ramos é um Hospital Geral, localizado em Florianópolis. Conta com uma estrutura  de 22 mil m2 de área construída, que comporta 211 leitos ativados, sendo  14 deles destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Presta atendimento gratuito, por meio do SUS, em diversas especialidades médicas, como por exemplo, neurologia, oftalmologia, cardiologia, pneumologia, psiquiatria, mastologia, endocrinologia, nefrologia, dermatologia e proctologia. Em suas instalações também são realizados procedimentos cirúrgicos avançados como transplante de córneas e de rins; neurocirurgia; oncologia cirúrgica; gastroplastia; cirurgia plástica e ortopedia. Fazem parte do seu quadro funcional 961 servidores, sendo 137 da equipe médica.

“O UpToDate é melhor do que qualquer revista ou portal de informações. Temos respostas a qualquer pergunta, dando a possibilidade inclusive de você imprimir as informações para mostrar ao paciente. Trata-se de um respaldo muito importante tanto para o médico residente, como para quem está passando por consulta. É a certeza de que está tendo acesso ao que há de mais moderno em termos de tratamento e o que está sendo executado em qualquer outro lugar do mundo.  Estamos muito satisfeitos com a agilidade que trouxe para o aperfeiçoamento do conhecimento de nossos residentes”, enfatiza o presidente do centro de estudos, Dr. José Calza.

Mais de 100 residentes em processo de especialização e também parte do corpo clínico, totalizando cerca 150 usuários, acessam a base de dados de mais de 10.500 tópicos médicos, de 23 especialidades oferecidas no UpToDate. O recurso está disponível, desde fevereiro, nos dispositivos móveis e pode ser usado durante o atendimento e também para tirar dúvidas dos mais variados casos médicos, independente do local onde o médico estiver, seja em casa à noite ou em seu consultório.

“Antes quando tínhamos qualquer dúvida, era necessário procurar por informações na internet, que além de desatualizadas poderiam não ser 100% confiáveis. Inclusive, eu mesmo pude comprovar isso com um paciente diagnosticado com Síndrome de Goodpasture, que se encontrava entubado na UTI. Consultamos o UpToDate e ele nos orientou quanto ao número correto de sessões de plasmaférese que deveríamos realizar. Sem esse recurso, não saberíamos ao certo quando interromper o procedimento”, ressalta.

A decisão de adotar o UpToDate , além de atender uma obrigatoriedade da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), criada pelo MEC (Ministério da Educação), que designa que os programas disponibilizem um portal com informações para apoiar o processo de aprendizado, responde a uma demanda interna dos próprios participantes do Programa de Residência do Hospital Governador Celso Ramos. A ferramenta foi adquirida com recursos próprios do Centro de Estudos, levantados junto às inscrições dos alunos residentes. Estes valores por lei devem ser aplicados na educação dentro do Programa.