A cirurgia guiada vem ganhando adesão em consultórios de dentistas e cirurgiões do Brasil e do mundo. A nova técnica é a junção do escaneamento 3D da boca, com a tecnologia CAD/CAM (desenho assistido por computador) e com  tomografia. As três tecnologias juntas são capazes de dinamizar tratamentos dentários, oferecer menos risco ao paciente e colaborar para um maior acesso da população a procedimentos complexos como substituição de dentes perdidos, implantes, próteses ou lentes de contato dentais.

O procedimento não é exatamente novo, mas especialistas afirmam que somente agora está se popularizando. A novidade é que a união dessas três tecnologias possibilita um guia cirúrgico que se encaixa na boca do paciente para “guiar” a mão do dentista e garantir que o procedimento não tenha risco de erro.

A cirurgia guiada também é menos invasiva, pois não há necessidade de corte, somente um furo no local exato calculado pelo computador. A expectativa é que, em cinco anos, a técnica esteja sendo usada pela metade dos odontologistas brasileiros.