A saúde personalizada é uma das principais tendências do atendimento de pacientes, que busca melhorar a experiência do indivíduo em relação à assistência ao mesmo tempo em que reduzindo o custo dos cuidados de saúde e melhora saúde das populações.

Para Suresh Ganesan,vice presidente e CTO de Connected Health da Cognizant Healthcare, que participou da  Cognizant Experience, evento focado em inovação digital que aconteceu no último dia 23, em São Paulo,  ocasião que apresentou a plataforma HealthActivate, uma solução única que redefine envolvimento dos pacientes, reunindo os recursos de tecnologias digitais e análise de dados.

Suresh Ganesan

Explicou que a plataforma atende a chamada estrutura “Triple Aim” que torna o atendimento objetivo e com melhor experiência dos pacientes, usando ferramentas de social, móvel, analytics e nuvem

Além disso, a plataforma usa soluções de “gamification” para incentivar a pessoas a comportamentos mais saudáveis e fazer aconselhamentos de forma estruturada. “A plataforma se adapta ao estilo de vida e ao estágio de mudança de um indivíduo, trazendo melhores resultados para sua saúde, redução de custos e maior fidelização dos clientes”, explica .

O Cognizant HealthActivate tem uma abordagem centrada no ser humano que usa o chamado “Código Halo”, pelo qual a informação digital envolve cada pessoa, trazendo mais eficácia, ao contrário do tradicional “coaching de saúde” ou “coordenação de cuidados”. Por ser uma plataforma digital escálavel na nuvem, pode abranger um único paciente ou atender uma população inteira.

A também integra múltiplos sistemas EHR e EMR, com interoperabilidade entre as trocas de informações e também conta com uma aplicativo móvel, que pode rodar em dispositivos iOS e Android baixados das lojas de aplicativos iTunes ou Android Market.

Através do app é possível obter mais envolvimento efetivo do paciente e entender sua trajetória e compreender a trajetória do paciente, influenciar os comportamentos nos principais pontos de decisão ao longo da sua jornada.

Ganesan explica que a plataforma HealthActivate traz o conceito de “traga o seu próprio dispositivo de Saúde” (BYOhD, pelo qual os consumidores de cuidados de saúde decidem que dispositivos e sensores irão utilizar para recolher dados em tempo real.

Com as informações das plataformas de gestão, processos das organizações de saúde e dispositivos móveis, a plataforma HealthActivate gera interações inteligentes e insights sobre motivações e intenções do paciente e dessa forma pode estimular o engajamento no tratamento e na mudança de hábitos saudáveis.