A tecnologia digital na Odontologia – e, mais precisamente na Ortodontia – já é uma realidade. E daquelas que não se tem como nem por que fugir. Comecei a trabalhar com planejamento virtual em 2008. A experiência era bastante desafiadora, pois na época nós, ortodontistas, trabalhávamos com um modelo de gesso que parecia fundamental para o diagnóstico e planejamento dos tratamentos ortodônticos. Na época parecia difícil a possibilidade de não ter os modelos físicos, mas isso sempre foi um problema para a grande maioria: ter espaço físico para guardar os modelos de gesso. Com essa visão, já naquela época, foi muito interessante esse início da migração para o digital. Hoje faço planejamentos com modelos virtuais (ganhando em espaço e organização) e vejo inúmeros benefícios em trabalhar cada vez mais com tecnologia.

A tecnologia trouxe inúmeras vantagens para o dia-a-dia do meu consultório. Além desta questão dos modelos que citei acima, um dos principais benefícios para mim é o quanto eu consigo de precisão de visualização dos modelos ampliados na tela do computador, o quanto eu consigo mensurar e controlar os movimentos que quero ou não quero fazer nos dentes e na arcada quando utilizo, por exemplo, um software ferramenta 3D. Essa ferramenta permite precisão e detalhamento que nunca tive com os modelos físicos. Como consigo visualizar o inicio e o final do meu planejamento, tenho muito mais controle sobre todo o processo.

Hoje os pacientes que me procuram querem estética,  agilidade e conforto. Há algum tempo, notei que o tratamento ortodôntico com aparelhos fixos estava com os dias contados para a grande maioria dos pacientes adultos. E se tornava inviável, eles deixavam de tratar e corrigir seus sorrisos em função das complicações que o aparelho fixo exige. A tecnologia acabou quebrando este paradigma com os novos alinhadores ortodônticos, que são transparentes, e aumentou muito as minhas possibilidades de tratar estes pacientes – que não aceitavam ou cogitavam usar aparelho fixo, fosse ele metálico ou estético. Com isso, houve um crescimento importante do consultório.

Mudanças sempre exigem que saiamos de nossas zonas de conforto. Vejo isso de forma positiva. O mundo é digital, sempre digo para colegas que o futuro é agora e quem demorar para fazer esta migração vai perder oportunidades de usar esta tecnologia, que veio para melhorar nossa rotina e aumentar nossa qualidade de vida no consultório.

Apenas para compartilhar com vocês, atualmente, utilizo no meu consultório o Dental Office – para gerenciamento e controle financeiro. Para o planejamento e diagnóstico dos casos utilizo o software Clincheck, do Invisalign. E este mês adquiri o scanner iTero, grande novidade tecnológica que chegou ao Brasil, para fazer o escaneamento intra-oral do paciente no próprio consultório. O iTero permite também que já na primeira consulta o paciente visualize o planejamento na tela do scanner e tenha uma idéia já de como ficará seu sorriso ao final do tratamento. Isso está revolucionando o mercado e obviamente eu não ficaria de fora.

Investimentos no mundo digital sempre nos dão o retorno e sensação incrível de estar lidando com o que há de melhor e mais moderno no mercado e essa sensação nos faz sempre evoluir e crescer, fatores que são a chave do sucesso!

Dr. Carolina Ely, y, especialista em ortodontia e Invisalign Doctor, credenciada pela Align Technolog.