Voltada para fornecer tecnologias inovadoras para apoiar indivíduos, sistemas e instituições de saúde, a EAI Health oferece o Simplemed, da empresa israelense Vaica, uma plataforma de gestão da adesão à medicação que permite monitorar pacientes e grupos com doenças crônicas e agudas, infectocontagiosas, de alto custo ou em período de desospitalização, o que ajuda nos resultados dos tratamentos e na qualidade de vida dos pacientes em domicílio.

Dentro do conceito IoT, a caixa de pílulas Simplemed é configurada via internet com informações sobre o paciente, horários, doses e medicamentos a serem administrados. Um blister com a medicação organizada em compartimentos selados individualmente é inserido nela. “Em casa, o paciente recebe um alarme do compartimento da caixa na hora que deve ser aberta, ou seja, ele toma a medicação correta, na dose e na hora certa”, comenta Mauricio Affonso, diretor comercial da EAI Health.

Se houver algum erro na abertura do compartimento ou se o paciente deixar de tomar a medicação, um alerta é enviado ao sistema e a um dispositivo móvel da família ou cuidador. Ou seja, a solução evita esquecimentos, sendo efetivo o tratamento proposto pelo médico. Outra facilidade é o botão de pânico direto no aparelho, o paciente pode acionar a qualquer hora o cuidador ou hospital para que entrem em contato com ele, tudo isso via a pill box que possui um chip celular multioperadora. A solução, já disponível para comercialização no país, está sendo utilizada pela Santa Helena Saúde que aplicou a solução de monitoramento SimpleMed em pacientes com insuficiência cardíaca crônica (ICC), obtendo uma adesão de 94,5% dos pacientes, refletindo diretamente na redução das visitas e hospitalizações. As visitas ao Pronto Socorro foram reduzidas em 68%; as internações hospitalares sofreram redução em mais de 72% e houve 78% na redução nos dias de hospitalização.

Hosp.IT

Outra solução da empresa é o Hosp. IT que automatiza processos e fluxos operacionais de um hospital, através de aplicativos móveis (APPs), padronizando processos e aumentando a produtividade das equipes. A partir das informações coletadas nos aplicativos, a plataforma automatiza o fluxo das informações e a geração de relatórios operacionais, indicadores e dashboards analíticos para a gestão da qualidade e produtividade, em tempo real.

“A plataforma Hosp.IT fornece inteligência de negócio e informações integradas mais confiáveis. Por ser ágil e facilmente customizável, permite a implementação de novos processos em poucas semanas. Esta solução facilita os processos para que o hospital seja creditado com as certificações do segmento”, afirma Affonso. Os aplicativos oferecem total mobilidade podendo operar on-line ou off-line e são compatíveis com sistemas operacionais mobile Android, iOS ou Windows.

Comunicação Unificada

A EAI Health tem outra unidade de negócios voltada para o mercado de PBX e comunicação unificada. O innovaphone PBX é um sistema de telefonia IP que compõe uma solução de Comunicações Unificadas, a partir de uma única fonte. Ele é capaz de oferecer tanto funções de telefonia tradicionais – chamadas em espera, transferência, conferência – como de comunicação moderna – vídeo, bate-papo, integração da telefonia móvel com a do escritório – além de atender perfeitamente a requisitos individuais.

“Em tempos de soluções “All IP” – a transição de ISDN para Voz sobre IP – as empresas se beneficiam da exclusiva arquitetura do innovaphone PBX. O “IP Puro” do equipamento permite escalabilidade para atender a pequenas, médias ou grandes empresas em suas necessidades de home-office, operações descentralizadas e globais. O sistema tem um excelente custo-benefício e consegue atender às empresas de todos os portes e configurações”, afirma José Onto, diretor comercial da EAI Brasil.

O sistema é da empresa alemã innovaphone AG, que possui sistema operacional próprio com uma arquitetura robusta, que não requer servidor. Os modelos com maior capacidade comportam até 25 mil usuários/ramais, e todos os produtos integram tecnologias de segurança alemã de última geração.