A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein realiza em parceria com a Case Western Reserve University, de Cleveland, Ohio (EUA), reconhecida como uma das mais respeitadas instituições acadêmicas do mundo, o 2nd Meeting Case Western & HIAE – Building A Global Partnership In Health Education, Research and Innovation. O encontro acontece no dia 7 de março e é um dos eventos em comemoração aos 20 anos do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP).

O evento, promovido pelos dois centros de excelência, objetiva disseminar atualizações da pesquisa clínica e experimental, abordando temas como imunologia de infecções (HIV, tuberculose), oncologia, neurociências e doenças crônicas.

Participarão do 2nd Meeting Case Western & HIAE especialistas como o canadense Rafick-Pierre Sékaly, cientista considerado como um dos líderes mundiais em pesquisa sobre Aids, imunologia humana e imunoterapia. Apontado como possível candidato ao Nobel de Medicina e Fisiologia, o PhD da Case Western estará no painel Imunologia e Saúde Global, onde ministrará a palestra Uma Abordagem Imparcial para Entender Mecanismos de Proteção Imune.

No painel sobre oncologia, alguns dos destaques serão as exposições de Ricardo Weinlich, biólogo e pesquisador científico do IIEP, cuja linha de estudo está focada nos mecanismos e consequências da morte celular. O tema da fala de Weinlich é Necroptose e Câncer: Uma Nova (e Melhor?) Maneira de Matar Células Cancerosas. A necroptose é uma forma de necrose programada que induz um processo inflamatório. Já a cientista americana Ruth A. Keri, PhD da Case Werstern que pesquisa os mecanismos genômicos e de sinalização que controlam o desenvolvimento da glândula mamária e do câncer há mais de 17 anos, abordará as novas terapias para tumores de mama.

A pediatra Ana Claudia Brandão, do IIEP, explanará sobre o estudo clínico a respeito da droga cloridrato de memantina na melhora das habilidades cognitivas de adolescentes e adultos jovens com síndrome de Down, no painel Cérebro Saudável. No Brasil, a pesquisa está sendo conduzido por ela no Einstein. Nos Estados Unidos, o trabalho é liderado pelo brasileiro Alberto Costa, PhD que integra o Departamento de Pediatria da Escola de Medicina da Case Western Reserve University e é reconhecido pelo seu trabalho pioneiro sobre a síndrome. No painel, o tópico da fala de Costa será como traduzir ciência básica em pesquisa e prática clínica na síndrome de Down.