A região de Ribeirão Preto é reconhecida pela grande concentração de indústria, estruturou um Arranjo Produtivo Local da Saúde, e com apoio do Supera Parque de Inovação e Tecnologia. Uma das empresas nascida nesse ambiente há 8 anos, a Similar & Compatível colocou no mercado canetas eletrocirúrgicas compatíveis com todos os tipos de bitolas – tecnologia exclusiva no Brasil.

“São canetas destinadas para eletrocirúrgicas de pequeno, médio e grande porte, que proporcionam maior equilíbrio durante o manuseio, além de gerar economia em escala para nossos clientes”, explica o engenheiro Pedro Batiston, gestor de qualidade da empresa.

O engenheiro explica que a tecnologia aplicada no desenvolvimento do material permite que o cliente utilize uma única caneta para diferentes tipos de conexões, com preço 20% abaixo do concorrente e com alto nível de qualidade. A empresa fabrica três tipos de canetas: manual; manual e descartável e por pedal, além de eletrodos, pinças bipolares e monopolares, espéculos e cabos.

Com sede em Ribeirão Preto, em um espaço com cerca de 350 metros quadrados, a empresa tem entre os principais clientes hospitais, clínicas, ambulatórios, além de médicos cirurgiões. “Nosso objetivo é oferecer acessórios que tenham a melhor relação custo-benefício. Para isso, estamos constantemente investindo em inovação tecnológica, materiais e melhoria dos processos de produto”, enfatiza.

Todos os produtos da Similar & Compatível são fabricados em concordância com a RDC 16 – Boas Práticas de Fabricação, e passam por um rigoroso sistema de gestão de qualidade. Os produtos comercializados possuem registro no Ministério da Saúde junto a Anvisa.