Com as instituições de ensino superior cada vez mais estimuladas a refletir acerca das mudanças do processo da educação, e enfrentar os desafios de atualização constante demandada pelo mercado, a fim de formar profissionais de saúde, a ENG DTP & Multimídia desenvolveu uma área especializada em Inovação no ensino em Saúde.

O objetivo do novo espaço é oferecer soluções focadas em auxiliar e potencializar o desenvolvimento das competências pelos alunos nas mais diversas áreas da saúde, trazendo o ambiente e a rotina profissional para dentro da sala de aula. Com isso, a ENG busca capacitar os docentes no uso e nas possibilidades que cada solução pode trazer de inovação para suas aulas, observando as técnicas usadas hoje e no futuro, e estabelecendo a excelência como meta a ser seguida.

“A criação de um segmento de negócios voltado especificamente para a área de saúde, garante resultados que agregam valor às nossas soluções e atraem novas possibilidades de negócios. Nossos clientes poderão concentrar seus esforços em sua atividade principal, e confiar na garantia e a experiência de mais de 30 anos da ENG com foco de atuação na transferência de tecnologias”, explica Fernanda Brito, gerente da ENG.

Algumas das soluções já estão em pleno funcionamento com excelentes resultados nas Instituições de Ensino Superior UNECESUMAR, FASA, FAI, ENIAC, EMESCAM, CESMAC e FACIG.

Soluções para Ensino em Saúde 

Mesa Digital de Anatomia:  Trata-se de uma estação para ensino em saúde, multitoque, totalmente desenvolvida para o estudo de Anatomia em Português, e que possibilita a visualização e compartilhamento de imagens DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina).

A nova tecnologia permite aos profissionais de ensino de saúde, além de contar com os estudos de anatomia, realizar a análise de casos reais com imagens DICOM. Com a Mesa Digital de Anatomia podem realizar medições, cortes e avaliações de tecidos, além de colorizações para destaques de vasos sanguíneos, órgãos e determinados tecidos e partes do corpo. 

Laboratório Digital de Microscopia e Microscopia Digital em EAD: Gerando maior interatividade e facilidade de comunicação em sala de aula, o laboratório digital permite compartilhar conhecimento, dúvidas e acertos, criando sinergia e dinamismo nas aulas. A ENG disponibiliza a criação de um laboratório de microscopia com o recurso da Câmera Moticam, projeção e estudo posterior das imagens com análise e estudo de microscopia a distância, oferecendo além dos microscópios individuais para praticas e estudos um microscópio com a Câmera Moticam, que possibilita que as imagens das laminas e estudos possam ser visualizados em telas de grandes formatos, em tempo real.

A solução autoriza aulas mais interativas e colaborativas – além do estudo em EAD – com menor tempo gasto com repetição de procedimentos e explanações. Permite ainda o compartilhamento das dúvidas, erros e acertos, fazendo com que melhore a retenção do aprendizado e que os alunos fiquem mais motivados.

Impressoras 3D para o Ensino em Saúde: Trazendo a tecnologia que mais cresce no mundo corporativo para dentro das IES, a ENG oferece uma solução que agrega todas as etapas para criação de modelos e peças 3D. Integrando equipamento, software e capacitação para que os professores possam utilizar a solução de forma plena, possibilita a criação laboratórios de impressão 3D nas IES que ofereçam aos professores e alunos a experiência de “hands on”, na criação de modelos, órgãos e partes do corpo humano e de animais, além de próteses e guias cirúrgicos.  Com isso, os alunos e professores podem desenvolver seus projetos e testar sua eficácia.

EAD e Telemedicina: Com o uso do Adobe Connect, ferramenta que oferece uma plataforma imersiva para reuniões e apresentações online, aulas virtuais ou webinars para grandes públicos. É o aplicativo de conferências mais utilizado por Empresas e Instituições de Ensino, sendo repleto de recursos, como videoconferências de alta qualidade, audioconferência híbrida para proporcionar uma experiência de colaboração remota e acesso a conteúdos instantaneamente sem a necessidade de downloads e instalações.

Processos Seletivos/ Capacitação Técnica/Processamento de Dados: Disponibiliza uma solução para Processos Seletivos e Vestibulares de instituições privadas e públicas, com foco na excelência acadêmica, segurança e confiabilidade do processo. A solução é voltada para empresas e instituições educacionais que trabalham com aplicação de testes, simulados ou processos seletivos, permitindo o ganho de tempo na correção com máxima confiabilidade.