News

Ericsson e Vivo simulam operação robótica a distância com uso de 5G

Para reforçar a importância da adoção de tecnologia 5G em aplicações de telemedicina, a Vivo e a Ericsson promoveram na última quinta-feira, 13, a simulação de uma cirurgia robótica a distância, onde através de uso de óculos de realidade aumentada e braços robóticos, o “cirurgião” fazia os movimentos de uma operação num monitor de vídeo, ao mesmo tempo que ao lado um assistente podia acompanhar todos os movimentos em outro ambiente replicado, como sensibilidade como se fosse um toque humano.

Segundo Roberto Maretti, arquiteto de soluções da Ericsson, a aplicação é ideal para o treinamento de médicos e estudantes de Medicina. Ela está sendo usada pelo Kings College da Inglaterra para educação e inovação em telemedicina.

Devido à baixa latência, em entre 25 e 28 Gbs, o 5G vai ter um forte impacto em uma variedade de aplicações, não só em cirurgia robótica, mas tambem monitoramento remoto, interação médico-paciente virtual, entre outras, segundo estudo do Consumer Lab da Ericsson

A Ericsson, Sony Mobile e sua subsidiária Altair Semiconductor anunciaram também em fevereiro o protótipo de uma pulseira que conecta-se via Bluetooth a um transmissor inteligente para Monitoramento Contínuo de Glicose (CGM) fornecido pela Senseonics.

A pulseira wearable monitora e exibe os níveis de açúcar no sangue, atividade, sono e frequência cardíaca, alertando o usuário quando os níveis de glicose caem, e é usado em conjunto com a solução em nuvem da Sony e o aplicativo para smartphone Xperia.

Para Marcos Scheffer, vice-presidente de Redes da Ericsson, o 5 G vai viabilizar uma série de aplicações, como veículo autônoma, IoT, agrotech, manufatura 4.0, utilities, entretenimento, um mercado estimado em US$ 1,2 trilhão em 2026, de acordo com estudo feito em conjunto com a Arthur D’Little. Desse total, 13% é a participação de mercado de saúde.

O executivo prevê que a implantação do 5G começará com serviços de acesso a banda larga fixa e que no 2º semestre do próximo ano teremos os lançamentos dos dispositivos móveis para essa nova geração. Grandes operadoras como AT&T e T-Mobile já anunciaram serviços com infraestrutura da Ericsson. “No Brasil, além da Vivo, estamos trabalhando com as demais operadoras”, garante o executivo.

Patrocínio Gold

Patrocínio Silver

Patrocínio Bronze

 

Patrocínio WIFI

Apoio

Parceiro de Mídia

Parceiros Institucionais

Realização