A ENG DTP & Multimídia, revendedora autorizada da Apek, acaba de comercializar para a Faculdade FACIG de Manhuaçu, Minas Gerais, o MAXPAD Organnics.  Trata-se de uma estação para ensino em saúde totalmente desenvolvida para o estudo de Anatomia, e que também possibilita a visualização e estudo de imagens DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine).

A FACIG sempre foi vista no mercado como uma Instituição de ensino inovadora, fazendo parte do Consórcio STHEM Brasil, que possui parceria com LASPAU / HARVARD e agora está investindo na aquisição do Organnics para os cursos que envolvem aulas de anatomia, como Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.

“Em relação aos benefícios esperados, com a aquisição do MaxPad, entendemos que poderemos oferecer aos estudantes o contato com imagens reais do corpo humano, lidando tanto com casos anatômicos como de patologias, possibilitando o contato com a situação que o futuro profissional encontrará no exercício da atividade”, esclarece o diretor geral da Instituição, Thales Reis Hannas.

Com a tecnologia, é possível que o professor receba em tempo real um exame de imagem de uma pessoa ou animal, e praticar todo o tratamento dessas imagens em 3D, com a possibilidade de dissecar o órgão capturado na imagem. Para o diretor, “o MAXPAD Organnics trará a independência de peças humanas (cada vez mais difíceis de serem obtidas) e artificiais (que nem sempre retratam a realidade com perfeição), além de possibilitar uma melhora no processo de aprendizagem dos alunos”.

Com cerca de 400 alunos contemplados com a aquisição do equipamento, a FACIG calcula que o uso do MAXPAD Organnics deverá impactar na formação de mais de 2000 alunos nos próximos cinco anos, que terão acesso ao estudo de diversos casos reais. “Assim, terão o contato com situações reais ainda na graduação, chegando mais preparados tanto para a fase de internato e estágio, como também para o exercício profissional”, conclui o diretor.

Recursos para Estudos Tridimensionais

Trazer a visão tridimensional aos alunos da Área da Saúde sempre foi um desafio: A interpretação de resultados de raioX, RM (Ressonância Magnética) e TC (tomografia computadorizada) com o uso da montagem 3D das “fatias” de exames fica extremamente simplificada, economizando tempo e trazendo novos horizontes aos alunos.

Além disso, com o uso do MAXPAD Organnics, o planejamento cirúrgico tem um novo componente: a visualização 3D, com o uso dos recursos tridimensionais que partem da visualização de diversos aspectos DICOM, até a geração de impressão 3D do órgão, ou região em estudo, o que é feita em poucos dias.