Farmácias e drogarias de todo o país promoverão, entre os dias 25 e 29 de junho, a quarta etapa das Campanhas de Saúde 2018. O objetivo dessa iniciativa, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é verificar como está a respiração dos brasileiros e verificar se estão fazendo um tratamento adequado.

Quem visitar os estabelecimentos farmacêuticos no período será convidado a responder questionários que detectarão, por meio de uma pontuação, a existência de um quadro de asma. Dependendo da gravidade, o paciente será orientado a procurar ajuda de um especialista.

De acordo com o Ministério da Saúde, a asma acomete 10% dos brasileiros de todas as idades. Porém, o controle irregular e o uso incorreto de medicamentos são as principais causas do agravamento e de hospitalizações. Estudos mostram que a não adesão ao tratamento varia de menos de 30% até 70-80%, com menos de 50% das crianças aderindo aos esquemas de medicação inalatória prescritos.

Para Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma, o farmacêutico desempenha um importante papel no monitoramento da doença. “Esse profissional pode avaliar sinais e sintomas, orientar sobre a forma correta de utilizar inaladores e nebulizadores, além de incentivar a automonitorização por meio de aparelhos que medem a capacidade pulmonar e podem ser usados em casa”, acrescenta.

Esses mutirões integram o projeto de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, que conta inclusive com uma plataforma no YouTube – o Quero Mais Saúde.