A Food and Drug Administration aprovou recentemente o aplicativo de fertilidade móvel Natural Cycles como método de contracepção. Embora ele tenha sido certificado na Europa no ano passado, esta é a primeira vez que os EUA permitem que um aplicativo para dispositivos móveis seja anunciado como um dispositivo médico que impede a gravidez. Ao fazer isso, a FDA criou uma nova categoria para controle de natalidade chamada “aplicativo de software para contracepção”.

A Natural Cycles usa seu próprio termômetro e algoritmo basal para calcular quando uma mulher é fértil ou infértil. Isso requer que os usuários registrem seus ciclos menstruais e tomem sua temperatura na mesma hora todas as manhãs, antes de sair da cama.

Com base em estudos clínicos envolvendo 15.570 mulheres, a FDA afirma que a taxa de eficácia do aplicativo é de 93,5% para uso típico e 98,2% para uso perfeito.

Em janeiro, o aplicativo foi criticado quando um hospital de Estocolmo informou que 37 mulheres que procuravam abortos estavam usando o Natural Cycles como controle de natalidade. Mas a Agência Sueca de Produtos Médicos concluiu em setembro que as gravidezes indesejadas estavam em linha com as taxas de falha típicas de uso.