O município de Gaspar, localizado em Santa Catarina, enfrentava o desafio no âmbito da integração das informações de saúde da rede pública. A ausência de dados consolidados em uma única plataforma impactava na agilidade do atendimento aos cidadãos, na resolutividade da assistência e, consequentemente, na gestão municipal.

Apesar de utilizar softwares disponibilizados pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Gaspar procurava desde 2013 um novo sistema que atendesse essa necessidade. Após ser homologada vencedora do processo de licitação, em fevereiro deste ano, a MV iniciou a implantação do seu sistema e, em três meses, os 98 agentes de saúde comunitários já estavam registrando eletronicamente o cadastro de domicílios e famílias e os profissionais da atenção básica estavam usando o prontuário eletrônico para armazenar o histórico clínico-assistencial dos pacientes.

Com 65 mil habitantes, situado perto de Blumenau, com cerca de 25 mil consultas e mais de 36 mil procedimentos ambulatoriais por trimestre, Gaspar é o primeiro município catarinense a adotar o sistema MV para gestão da saúde pública. Com isso, além de reduzir o tempo de espera dos cidadãos para atendimento, melhorar o controle de produtividade das equipes e diminuir o índice de absenteísmo, o sistema oferece aos gestores municipais a chance de acompanhar dinamicamente indicadores que apresentam um retrato da operação nas unidades e da saúde municipal para que tenham mais subsídios na avaliação de cenários, elaboração de planos e gerenciamento de custos.

Não só as unidades de atenção básica de Gaspar, mas também as especializadas contam com o sistema de gestão MV. Ao todo, são 19 unidades de saúde completamente integradas.