A GE Healthcare participa da 48ª edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR), com soluções médicas inovadoras com foco na experiência dos pacientes e na eficiência para que diagnósticos sejam mais precoces e assertivos. ‘’Para a GE, inovação e humanização caminham lado a lado em busca de eficiência. É nisso que nossas tecnologias estão focadas e é com esse enfoque que trabalhamos em parceria com nossos clientes para trazer mais inovação para o mercado’’, comenta Luiz Verzegnassi, presidente & CEO da GE Healthcare América Latina.

Uma das soluções apresentadas é a bobina para ressonância magnética Air Technology, que tem o formato de um cobertor e foi projetada para atender quase todos os biotipos dos pacientes. Seu design é 60% mais leve do que os produtos convencionais, beneficiando tanto os usuários quanto os técnicos, já que oferece mais flexibilidade nos eixos e se adapta à anatomia de pessoas de todas as idades, tamanhos e formas. Além disso, essa solução utiliza um material condutor flexível, melhorando em até 50% a relação sinal-ruído que pode ser traduzida em qualidade da imagem.

Ainda pensando no conforto para os pacientes, a GE desenvolveu um sistema de ultrassom integrado, o LOGIQ S8 com a tecnologia FibroScan. Combinando dois métodos de avaliação hepático em uma única ferramenta, esse conjunto oferece mais soluções para o rastreamento, diagnóstico e monitoramento de doenças do fígado, avaliando a fibrose hepática e o grau de esteatose, ou seja, da quantidade de gordura nesse órgão.  Juntos, o LOGIQ S8 e a tecnologia FibroScan, oferecem aos médicos uma ferramenta avançada, com mais informações e confiabilidade em um único exame.

Com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes em consultas de rotina, a GE Healthcare traz para o Brasil uma nova linha de equipamentos de ultrassom. Chamada Versana, a linha combina  capacidade clínica e confiabilidade com preços mais acessíveis. Prática e fácil de usar, essa linha facilita o fluxo de trabalho, pois inclui um portfólio diversificado de recursos para aplicações gerais, desde ginecologia até cardiologia. Os equipamentos da linha Versana podem ser utilizados dentro de clínicas e hospitais, como um primeiro passo para o atendimento ao paciente.

Saúde da Mulher

Pensando nos cuidados com a mulher e na importância delas estarem cada vez mais empoderadas sobre a própria saúde, a GE Healthcare tem desenvolvido uma série de equipamentos que estão focados no bem estar feminino. Um deles é o novo mamógrafo digital Senographe Crystal NOVA, que ajuda hospitais e clínicas a transformarem o modo como oferecem o cuidado com as mulheres, atendendo todos os diferentes tipos de mamas.

Suas características combinam a capacidade de uma compressão precisa com a personalização para cada paciente, de acordo com o tipo de mamas. Pesquisas realizadas pela GE Healthcare mostram que, somados, esses fatores levam a um aumento de produtividade de até 76% mais do que um mamógrafo analógico, aumentando, em média, o atendimento de 18 pacientes por hora. O mamógrafo também vem com um design arredondado para dar uma sensação menos agressiva às pacientes, além de manter uma temperatura agradável, próxima a temperatura ambiente, no detector para a realização do exame.

A diversidade de pacientes também demanda novas soluções. Cerca de 40% das mulheres têm mamas densas, nas quais há mais tecido mamário do que gordura, de acordo com estudos desenvolvidos nos Estados Unidos. Mulheres com essa característica têm de 4 a 5 vezes mais risco de desenvolver câncer de mama, quando comparadas com as de mamas menos densas. Além disso, a presença de mais tecido mamário pode dificultar a detecção precoce de tumores.

Entendendo esse cenário, a GE Healthcare desenvolveu um exame complementar à mamografia. O Invenia ABUS é uma nova tecnologia de ultrassom automatizado especializado em mamas. Essa solução é utilizada como método de rastreamento complementar para mulheres com mamas densas, e quando utilizado adicionalmente à mamografia, pode aumentar a chance de detecção de câncer em 55%, segundo estudos da própria GE.

Além disso, dentro no cenário de saúde da mulher, a GE Healthcare desenvolveu em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, o Mammo Image Quality Validation, uma solução digital para melhorar a experiência das pacientes na hora de realizar suas mamografias e diminuir o número de exames inconclusivos. Juntamente com o time do Hospital, a GE Healthcare notou que o posicionamento inadequado da mama resulta, muitas vezes, na reconvocação da paciente, resultados incorretos (falsos positivos ou falsos negativos), além de gastos extras para a instituição de saúde.  Diante disso, as empresas desenvolveram um software para auxiliar o técnico durante o exame, alertando-o, em tempo real, sobre mau posicionamento das mamas e a necessidade de refazer o procedimento.

Diagnóstico

Com foco na expansão da capacidade diagnóstica de tomografia computadorizada, a GE traz também para a Jornada uma tecnologia inovadora, o GSI Xtream para Revolution CT. Esse equipamento ajuda a tornar rotineiros casos de alta complexidade clínica, fornecendo consistentemente imagens de alta definição, baixa dose de radiação e expandindo os recursos de diagnóstico desta especialidade. O GSI Xtream permite, também, que o profissional de saúde leve a tomografia computadorizada para além da avaliação anatômica clássica, caracterizando as lesões de forma inovadora e com mais detalhes, por meio da tecnologia de imagens espectrais. Essa ferramenta auxilia na redução de artefatos causados por metais presentes, por exemplo, em implantes, o que minimiza o uso de meios de contraste e fornece informações quantitativas sobre a composição de tecidos e lesões, características que permitem que os médicos consigam fazer um diagnóstico mais assertivo.

Além disso, as demandas dos pacientes por serviços mais especializados e de alta qualidade estão cada vez mais sofisticadas.  Por isso, a GE Healthcare traz para o Brasil a mais nova tecnologia de PET/CT, o Discovery MI, sistema PET/CT que reúne a sensibilidade e resolução da detecção digital com as mais inovadoras tecnologias de reconstrução, garantindo níveis elevados de qualidade de imagem. A GE projetou essa tecnologia para auxiliar na detecção, diagnóstico, estadiamento e acompanhamento de lesões, tumores, inflamações e infecções, com excelente resolução clínica, permitindo tratamentos precoces e de maior qualidade. O Discovery MI pode também expandir o uso do PET em áreas como neurologia, cardiologia e pesquisa, permitindo que médicos possam realizar pesquisas mais inovadoras e com mais frequência, uma demanda crescente no País.

Digitalização em Prol da Saúde

Outro importante foco da empresa durante a JPR é promover soluções de conectividade armazenamento e análise de dados. Visando criar uma maior integração entre instituições de saúde e facilitar a troca de informações de pacientes, a GE Healthcare desenvolveu o Centricity Clinical Archive (CCA), uma solução para armazenar dados de diferentes extensões (DICOM e não DICOM, como jpeg, pdf, etc.) em uma mesma plataforma. Com essa solução, as equipes de atendimento passam a ter acesso a todos os dados e exames dos pacientes de maneira longitudinal, podendo tomar as decisões sobre o diagnóstico e tratamento de maneira mais rápida.

Pensando na área de Serviços e o contínuo foco nas instituições de saúde, a empresae desenvolveu um recurso que possibilita o atendimento remoto e online para seus clientes. O Online Center é uma solução de suporte que busca atender as necessidades clínicas e técnicas dos clientes da empresa, buscando resolver remotamente problemas com os equipamentos. Com o diagnóstico a distância, o tempo de reparo das máquinas: hoje, alguns dados já foram coletados quanto à performance do Online Center e 90% dos chamados recebidos são resolvidos no primeiro atendimento, seja remoto ou presencial. Quando há necessidade de ter o atendimento presencial, em muitos dos casos, o especialista já chega com um plano de ação estruturado, graças ao contato prévio com o Online Center.

GE TALKS

Além do lançamento de novas tecnologias, traduzidas em conforto e liderança tecnológica, outro foco da GE Healthcare é incentivar ações relacionadas à Educação. Por isso, durante a 48ª JPR, a empresa terá um espaço dedicado para esse fim: a sala GE Talks. Nela, durante o período do evento, acontecerão uma série de palestras clínicas e mercadológicas.