Amazon anunciou que uma versão de sua tecnologia de assistente virtual, Alexa, agora é elegível para HIPAA. Isso significa que está disponível para aplicativos que estão sujeitos aos requisitos de privacidade e segurança de dados da normativa médica. O Alexa Skills Kit, agora está disponível para um número limitado de desenvolvedores apenas por convite.

A Amazon tem mostrado  cada vez mais interesse no potencial do Alexa de atuar como assistente virtual de assistência médica. Embora dispositivos como PCs, tablets e smartphones tenham contribuído para os avanços na área da saúde, eles têm sido problemáticos em alguns aspectos do engajamento do paciente – particularmente entre os idosos e outros que não podem – ou não vão – utilizá-los.

A ideia de um assistente virtual inteligente, sempre disponível acionado por voz pode possa responder perguntas, fornecer lembretes de medicação, facilitar a comunicação com o médico, fornecer treinamento em saúde e muito mais.

Os usuários do Amazon Echo, por exemplo, podem acessar informações de benefício de saúde de uma habilidade como o Answers by Cigna, ou toque em um dos muitos verificadores de sintomas no mercado Alexa.

Até agora, o uso de Alexa na área de saúde limitou-se principalmente a questionar serviços de atendimento – aplicativos de voz, ou “habilidades” no jargão da Alexa, que respondem perguntas gerais sobre condições de saúde, tratamentos, sintomas, etc.

A grande mudança é que o Alexa agora pode ser usado em certos aplicativos que coletam e transmitem informações médicas protegidas. Isso abre um novo mundo de aplicativos de voz além da Pergunta e Resposta (Q & A) básica, como monitoramento remoto de pacientes, saúde da população, adesão à medicação e otimização do estudo clínico.

Orbita, líder de assistência médica em IA de conversação para assistentes virtuais com recursos de voz e chatbot de nível empresarial, oferece agora uma consulta gratuita “Amazon Alexa, HIPAA e Você”. Durante uma chamada de uma hora, um especialista em segurança de voz da Orbita ajudará as organizações a entender as implicações do anúncio da Amazon e ajudar a identificar oportunidades para aproveitar o potencial de aplicativos de voz e chatbot transformativos e seguros. Podes-se a consulta sem custo em https://go.orbita.ai/alexa-hipaa-consult