News

Hospital de Clínicas de Porto Alegre adota solução Oracle Cloud Machine

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre adotou a solução Oracle Cloud Machine integrada com seu datacenter para gerir mais de 600 mil atendimentos por ano, tornando-se um dos primeiros casos de integração de infraestrutura proprietária com serviços na nuvem, com um serviço público na área de saúde.

O HCPA é um hospital público de grande porte, nacionalmente reconhecido pela adoção de alta tecnologia na gestão da saúde. No ano de 2009 foi selecionado pelo Ministério da Educação para realizar a transferência de seu Modelo de Gestão Hospitalar para os demais 43 Hospitais Universitários Federais. Essa transferência vem sendo realizada pelo HCPA através do desenvolvimento e distribuição de um sistema de gestão hospitalar, baseado em suas melhores práticas administrativas e assistenciais. Com a adoção da nova solução disponibilizada pela Oracle, busca garantir segurança, privacidade de dados, melhor experiência na nuvem, redução de custos e conectividade de alta velocidade.

No período de testes que durou 12 meses, o hospital necessitava que toda a plataforma Oracle fosse facilmente integrada com outros sistemas e uma largura de banda alta, a fim de apoiar o seu ERP. Nesse período foram alocadas na nuvem pública da Oracle, bases de dados e ambientes de testes, desenvolvimento e homologação.

Hoje a produção assistencial do HCPA contempla mais de 600 mil consultas, 34 mil internações e 3,4 milhões de exames por ano. Os resultados preliminares da integração do datacenter do HCPA com a nuvem pública da Oracle foram animadores. Do ponto de vista da economia, o uso exclusivo do modelo hardware mais licenciamento de software custaria expressivamente mais do que a nova solução que integra a nuvem ao datacenter do cliente. A experiência positiva obtida na prova de conceito com a nuvem pública referendou a contratação de um novo projeto, agora com nuvem híbrida, utilizando a Oracle Cloud Machine a ser instalada localmente no datacenter do HCPA, trazendo todos os benefícios da nuvem e permitindo ao Hospital transitar de forma transparente entre nuvem pública e privada, conforme as necessidades do negócio.

“A adoção dos serviços de nuvem da Oracle, além dos inúmeros benefícios e redução de custos, nos permitiu deixar o modelo tradicional de investimentos em licenças (CAPEX) para um modelo totalmente contratado como serviços (OPEX)”, comenta Valter Ferreira da Silva, CIO do HCPA.

Patrocínio Silver

Patrocínio WIFI

Apoio

Parceiro de Mídia

Parceiros Institucionais

Realização