Os médicos e residentes do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, utilizam a ferramenta de apoio à decisão clínica em seus dispositivos móveis para buscar informações para atualização profissional e esclarecimento de dúvidas durante um atendimento ou procedimento.

A solução foi desenvolvida pela Wolters Kluwer, especializada informações para profissionais e estudantes da área da saúde. A instituição possui dupla certificação: ONA (Organização Nacional de Acreditação) 3, nível máximo de excelência; e JCI (Joint Commission International), que certifica organizações de saúde comprometidas com rigorosos padrões internacionais de segurança e assistência ao paciente.

A versão móvel do recurso de apoio à tomada de decisão clínica, UpToDate Anywhere, propicia de maneira adequada e prática a obtenção de informações clínicas pelo Corpo Clínico e a participantes dos programas de residência médica, visando a melhoria da qualidade da saúde. A ferramenta é parte do programa de educação médica continuada (EMC) do Hospital Mãe de Deus e permite aos médicos obterem conhecimento atualizado, orientado à tomada de decisão, de forma compacta e com fácil acesso, por meios dos dispositivos móveis.

A instituição faz parte do Sistema de Saúde Mãe de Deus, fundado em 1979, que reúne também o Hospital Giovanni Battista, localizado em Porto Alegre também, e outras sete unidades no interior do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo Dr. Luiz Felipe Gonçalves, Superintendente Médico, desde janeiro de 2015, foram registrados 455 usuários e contabilizados mais de 67 mil acessos ao UpToDate. O nosso Corpo Clínico é composto por 1600 médicos, sendo 400 deles responsáveis por 80% da produção assistencial.

A utilização da ferramenta de apoio à decisão clínica transformou o dia a dia do corpo clínico e residentes, sobretudo pela facilidade de consultar informações atualizadas diretamente nos dispositivos móveis e concomitantemente ao surgimento das dúvidas, ou seja, durante o atendimento aos pacientes. Além disso, sua disponibilização teve crucial importância no processo de acreditação do JCI. Uma das exigências da instituição que certifica internacionalmente os hospitais é que ele possua um programa de EMC, iniciativa esta que no Mãe Deus é apoiada pelo do UptoDate.