O Hospital Márcio Cunha, localizado em Ipatinga (MG) acaba de receber a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7. Além de ser o primeiro hospital de Minas Gerais a conquistar o certificado, a instituição é também o único na categoria filantrópico de alta complexidade e o primeiro a utilizar o software de gestão hospitalar Tasy, da Philips.

“Foi demonstrado o pleno uso do Prontuário Eletrônico (PEP) por todos os setores do hospital para integração e compartilhamento de informações clínicas, gestão de relatórios e indicadores clínico-assistenciais disponíveis em todos os setores: emergência, internação, UTI, ambulatório e centro cirúrgico”, afirma José Afrânio Cotta Júnior, gerente de TI da Fundação São Francisco Xavier, administradora do hospital. “A experiência do Hospital Márcio Cunha a partir do seu sistema de gestão da qualidade aplicada em processos de auditorias para outras acreditações, bem como as inovações tecnológicas já implantadas, nos deram a segurança para tentar a certificação já no maior nível”, completa o Dr. Mauro Oscar de Souza Lima, superintendente do Hospital Márcio Cunha.

A implantação do software Tazy permitiu a validação de 100% das prescrições, aumentando ainda mais a segurança para os pacientes e a satisfação dos colaboradores. Com sua utilização observou-se confiabilidade, segurança e rastreabilidade na checagem à beira do leito dos itens prescritos, reduzindo os eventos adversos de erros de medicação, seja por identificação incorreta ou erro no processo de administração de medicamento.

Além disso, o módulo de suporte à decisão clínica oferece ao corpo clínico uma série de informações e ferramentas que auxiliam os profissionais médicos durante o tratamento. Atendendo a um dos princípios da certificação, a de “hospital sem papel” o Hospital Márcio Cunha reduziu em 84%, desde 2011, o uso de papéis e o número de impressões, fator que também foi avaliado pelos auditores.

Hospital Márcio Cunha

O Hospital Márcio Cunha é um hospital geral, credenciado para atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, internação e serviços de diagnóstico. Com 550 leitos em duas unidades, além de uma terceira unidade de Oncologia exclusiva para o tratamento de pacientes com câncer e uma Unidade de Medicina Diagnóstica, é referência para cerca de 800 mil habitantes em mais de 35 municípios do Leste de Minas Gerais. Em seu portfólio, estão incluídos serviços de alta complexidade cardiovascular, procedimentos endovasculares, eletrofisiologia, neurocirurgia, oncologia, tratamento intensivo neonatal, pediátrico e adulto, urgência e emergência, gestação de alto risco, terapia renal substitutiva e transplantes renais.

Administrado pela Fundação São Francisco Xavier, atende a pacientes do Sistema Único de Saúde, de convênios e da Usisaúde. Em 2003, o HMC foi a primeira entidade hospitalar do Brasil a obter o certificado de Acreditação com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, a partir de 2015, passou a integrar o seleto grupo de hospitais a possuir a certificação internacional da Det Norske Veritas International Accreditation Standard (DIAS).