O Hospital Santa Izabel, instituição de saúde da Santa Casa da Bahia, localizado em Salvador (BA), começou a utilizar um software de suporte à decisão clínica dos médicos. Através da ferramenta UpToDate, da Wolters Kluwer Health, eles conseguem rever casos e patologias e utilizá-la como fonte rápida de referência para prescrever receitas. Mais de 2 mil pacientes atendidos diariamente já têm sentido melhorias na segurança e eficácia do diagnóstico após a adoção da tecnologia.

De acordo com Gilson Feitosa, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel, o UpToDate está cada vez mais difundido entre os profissionais da instituição, que a utilizam tanto pela internet quanto off-line. A base de informações foi acessada 23 mil vezes pelos médicos do Santa Izabel num período de um ano, entre março de 2015 e março de 2016.

Todas as áreas da clínica médica, desde emergência, unidades de internação aberta (enfermaria e quartos) até as unidades de cuidados intensivos, fazem uso da solução. No entanto, as especialidades que mais acessam o UpTodate são Infectologia, Farmacologia e Doenças Cardiovasculares.

“O crescimento do uso dessa ferramenta em nosso hospital, é um indicador importante do enorme valor desse sistema de apoio à decisão clínica, que utiliza rigoroso processo editorial para sintetizar recentes informações médicas em recomendações confiáveis. Essa ferramenta contribui mesmo nos casos considerados menos usuais”, enfatiza o diretor.

O software também tem sido utilizado pelos residentes do hospital. “O UpToDate é uma excelente fonte de informação, especialmente durante o período de residência médica, em que o tempo que sobra para estudar e rever artigos é muito menor”, diz Vitor Ruffini, residente do segundo ano do programa de clínica médica. Para ele, a ferramenta é uma maneira rápida de obter informação de qualidade e melhora a qualidade do atendimento, devido à facilidade de acesso.

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, em Salvador (BA), conta com cerca de 525 leitos, 85 de UTIs e 13 salas, em uma área de 37 mil metros quadrados, onde são realizadas 15 mil cirurgias e 145 mil consultas e procedimentos ambulatoriais por ano.