Com objetivo de incentivar empresas inovadoras na área de saúde, aconteceu na semana passada em São Paulo, o TechEmerge Health Brazil – Innovation Summit, programa da IFC (International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial), apoiada pela Bionexo e governos de Israel e Finlândia, que uniu 42 empresas de diversos países, que apresentaram a realizaram reuniões para possíveis projetos piloto e negócios entre grandes instituições, como Hospital Israelita Albert Einstein, Grupo Fleury, Rede D’Or, Hospital Sírio-Libanês, Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco, Grupo Dasa. ICC, entre outros.

O programa teve mais de 290 inscrições de mais de 30 países e 42 empresas foram convidadas para o evento. Os projetos piloto aprovados após o evento terão acesso a um pool de financiamento no valor de US$ 1 milhão.

Na primeira parte do evento, num painel sobre atendimento para provedores e pacientes, diversas startups fizeram apresentações breves de suas soluções, como a Intuitive Care, plataforma que usa inteligência artificial para gerenciar glosa de instituições de saúde que têm diversas fontes pagadoras, um mercado de cerca de R$ 16 bilhões; Blossom, de Israel, que oferece uma plataforma de gerenciamento de custos de pacientes; TNH Health, brasileira de Inteligência Artificial que cria chatbots para monitoramento de pacientes, com foco em diabetes, hipertensão, gravidez, entre outras especialidades; Umanick, plataforma de biometria para identificar pacientes e evitar fraudes.

Outro painel, sobre tecnologia de “point of care”, participaram a Tricog Health, solução baseada em IA que capturando dados de ECG fornece diagnóstico cardíaco em 6 minutos; Jana Care, de Boston, EUA, que com uso de um smartphone faz teste de sangue, com a realização de diversos exames, como HbA1c, NT-proBNP, lipídios, glicose e hemoglobina; Optomed Screen, um dispositivo móvel que identifica retinopatia diabética; Hi Technologies, brasileira que fabrica uma laboratório de multitestes.

O último painel apresentou soluções baseadas em data analytics, como a Arterys, que usa IA para analisar exames de radiologia; Aidoc, plataforma de IA que identifica estado de saúde do pacientes com dados de provenientes de exames de radiologia; Combinostics, cuja solução CNeuro é baseada em machine learning para suporte de decisão em doenças neurodegenerativas; Laura, solução brasileira que usa computação cognitiva para analisar pacientes hospitalizados como suporte de decisão para médicos, equipe de enfermagem e gerenciamento hospitalar; Emedgene, de São Francisco, EUA, plataforma que automatiza interpretação de testes genéticos.

O evento promoveu ainda reuniões “matchmaking” com os participantes na tarde do dia 28 e no dia 29 de junho inteiro. Essa foi a segunda edição do programa TechEmerge Health Innovation Summit, pois a primeira aconteceu na Índia, no ano passado.