O Instituto Oncoclínicas de Ensino, Pesquisa e Educação Médica Continuada (IOEPEMC) anuncia lançamento do um canal na internet com acesso gratuito para profissionais de saúde. Criada em 2015, a organização é parte de uma iniciativa liderada por oncologistas que compõem o corpo clínico do Grupo Oncoclínicas em todo o Brasil com a missão de gerar, disseminar e integrar o conhecimento para o tratamento do câncer.

A partir de iniciativas como simpósios e grupos de discussão de casos, o Instituto Oncoclínicas promove o fomento ao ensino continuado, pesquisa e formação profissional especializada.

A proposta do novo site é ser um espaço totalmente colaborativo, aberto para que profissionais de saúde contribuam para o desenvolvimento de um ecossistema para troca contínua de conhecimento, contemplando conteúdos diversos que contribuem para a disseminação de informações de qualidade, seja por meio de artigos, estudos, pesquisas ou discussões. “Este é um passo adiante na transmissão do conhecimento e da informação entre os profissionais envolvidos no tratamento oncológico. E uma conquista importante para todos nós que nos dedicamos e trabalhamos no combate ao câncer”, comenta o Dr. Raphael Brandão, coordenador científico do Grupo Oncoclínicas.

Entre os principais atrativos da plataforma digital está o PACTO – Padrão Assistencial de Conduta no Tratamento Oncológico, que engloba o que existe de mais atual no mundo em práticas e condutas nos segmentos de Oncologia Clínica, Radio-Oncologia e Farmaco-Oncologia. Pautado por estudos científicos, informações práticas e normas de órgãos regulatórios, o PACTO funciona como uma verdadeira biblioteca virtual que uniformiza e integra dados para consulta de especialistas, facilitando as tomadas de decisões terapêuticas.

Há ainda a área Academia Instituto Oncoclínicas, um programa completo de ensino à distância (EAD), que inicialmente terá mais de 120 aulas disponíveis, entre as quais as especialidades câncer de mama, oncologia torácica, tumores do trato gastrointestinal, tumores do trato geniturinário, melanoma e sarcoma, cabeça e pescoço, neuro-oncologia, onco-hematologia, oncogenética e cuidados paliativos. Os interessados poderão ainda acompanhar os chamados Tumor Boards, realizados por oncologistas do Grupo Oncoclínicas e do Dana-Farber Cancer Institute / Harvard Cancer Center, uma série de debates por vídeo conferência entre especialistas dos dois centros de referência para troca de informação sobre casos clínicos de alta complexidade. Além disso, a página online realizará trasmissões ao vivo de eventos de grande relevância no cenário mundial da oncologia.

“A partir dessas diferentes iniciativas disponibilizadas no meio digital, o Instituto Oncoclínicas passa a oferecer acesso ao que há de mais avançado para o tratamento do câncer, com a garantia de uma curadoria editorial feita por médicos para médicos”, explica o Dr. Raphael.