O Instituto Nacional de Dados Abertos sobre Genômica do Câncer (GDC), um sistema de dados unificados que promove a partilha de dados genômicos e clínicos entre os  pesquisadores, foi anunciado nesta quinta-feira,9, com a presença do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no centro de operações situado na Universidade de Chicago.

Uma das iniciativas do GDC será um componente central da pesquisa de câncer e medicina personalizada, com recursos de US$ 70 milhões alocados para permitir esforços em genômica do câncer. O GDC vai centralizar, padronizar e tornar os dados acessíveis a partir de programas de larga escala, tais como o Cancer Genome Atlas (TCGA) e seu equivalente pediátrico (TARGET), para gerar tratamentos eficazes.

Juntos, TCGA e TARGET representam  um dos maiores e mais abrangentes programas com dados de genômica do câncer do mundo, com mais de dois petabytes de dados. Além disso, o GDC vai  aceitar informações sobre genômica de câncer e dados clínicos de pesquisadores de todo o mundo que desejarem compartilha-los de forma ampla. Ao fazê-lo, os pesquisadores serão capazes de usar métodos analíticos estado da arte, permitindo-lhes comparar seus resultados com outros dados na base do GDC.

Os dados na GDC, que representam milhares de pacientes e tumores de câncer, vão ser harmonizados usando algoritmos de software padronizados, de modo que sejam acessíveis e de grande utilidade para qualquer pesquisador de câncer. O armazenamento de dados genômicos primários na GDC também vai permitir que eles sejam melhorados  e novamente analisadas com métodos computacionais e anotações do genoma. É importante notar que, nesta época de maior preocupação com a segurança e acesso autorizado de dados, o GDC tem importantes salvaguardas para garantir armazenamento seguro de dados e download.

“O GDC tem feito um grande compromisso de manter o armazenamento de dados genômicos de câncer em longo prazo e fornece aos pesquisadores livre acesso a esses dados”, disse o Douglas Lowy, MD, diretor interino do programa. “É importante ressaltar que o poder explicativo dos dados no GDC vai crescer ao longo do tempo com dados de mais pacientes que estão sendo incluídos, e, finalmente, o GDC vai acelerar nossos esforços em medicina personalizada.”