Claudio Lottenberg, presidente do Conselho do ICOS – Instituto Coalizão Saúde e CEO da United Health, em sua palestra no 2º Congresso Internacional de Gestão em Saúde da Abramed, na última sexta-feira,25,  fez um diagnóstico do setor e apresentou algumas recomendações que deveriam ser adotadas para garantir a sustentabilidade do setor.

Ressaltou que hoje a Saúde representa 10% do PIB brasileiro, RS$217, 5 bilhões, divididos em 48,2% da área pública e 51,8% da privado, que será insuficiente tendo em vista o envelhecimento da população. “O número de pessoas com mais de 80 anos é que mais cresce atualmente, sendo que em 2020 13% da população será de idosos; em 2050, 30%”, enfatizou.

O executivo defendeu, mesmo sendo uma iniciativa difícil de implementar, que deveria haver corresponsabilidade pelo pagamento dos serviços, onde cliente tivesse acesso de forma transparente em relação aos custos envolvidos, para se evitar desperdícios, como por exemplo, a não retirada de exames laboratoriais e uso das medicações recomendadas de forma correta. “Deveria haver maior engajamento do paciente nos cuidados de sua própria saúde”, enfatizou.

Também defendeu que os prestadores de serviços de saúde fossem mensurados e remunerados para qualidade e não como acontece hoje, que é por número de procedimentos.

Outra iniciativa seria maior foco da medicina personalizada, tendo em vista a melhoria do tratamento graças à genética, cujos custos foram bastante reduzidos.

Lottemberg gostaria de ver ainda expansão no uso da telemedicina como uma alternativa para atendimento aos pacientes, tendo em vista os benefícios que poderia trazer principalmente para os locais mais afastados, onde existe escassez de especialistas. O executivo também quer maior integração dos sistemas de saúde, pois hoje não existe interoperabilidade entre os prontuários dos pacientes.

Ao final de sua palestra, pontuou sobre a globalização do setor, necessidade de maior integração entre público e privado, melhor avaliação dos riscos envolvidos e um completo entendimento de medicina de valor entre a cadeia da saúde e a sociedade.