Alicerçada em sua expertise como uma empresa de soluções específicas para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e visando, por meio do uso correto da informação, aprimorar a excelência desta área tão crítica para os hospitais, a Magma Solution desenvolveu um sistema de gestão de UTIs baseado em inteligência analítica.

A ferramenta, concebida com base na plataforma de Business Intelligence (BI) da MicroStrategy, proporciona ao gestor uma visão ampla e sistêmica de toda unidade, transformando os processos decisórios e trazendo melhorias que refletem, por exemplo, na agilidade da tomada de decisões, no aprimoramento da gestão financeira, na redução do tempo de internação e em maior qualidade de atendimento aos pacientes.

De acordo com o diretor clínico da Magma Solution, José Albani de Carvalho Junior, o sistema desenvolvido possibilita que milhares de dados sejam analisados, incluindo os provenientes do prontuário médico de cada paciente e os relacionados à gestão dos recursos da área. “Com isso, é possível tanto enxergar a UTI de forma geral, como também chegar a níveis específicos e profundos de detalhamento, além de comparar as informações disponíveis. Os benefícios são sentidos por todos os lados e tornam o atendimento mais rápido e abrangente e, ainda, influenciam na gestão financeira“, ressalta.

Antes de incorporar a tecnologia MicroStrategy ao sistema, as análises das informações eram realizadas a partir de planilhas em Excel. Ou seja, para que uma decisão fosse tomada era necessário lapidar manualmente uma grande quantidade de planilhas e fazer cruzamentos entre elas. Hoje tudo é feito automaticamente e o que levava até duas semanas para ser definido, passou a ocorrer em cerca de cinco minutos. Desta forma, os gestores têm tempo para dedicar-se às deliberações técnicas, clínicas e de gestão dentro das UTIs. Os ganhos refletem ainda na produtividade da própria equipe da Magma Solution, que com a mesma estrutura usada para gerenciar 80 leitos de UTI no início de sua atuação, com o apoio da tecnologia, administra mais de 200 leitos, com maior qualidade nos serviços prestados.

Carlos Eduardo Privati, diretor de Tecnologia da Magma, ressalta que a escolha pela MicroStrategy, deu-se por conta de experiências anteriores bem sucedidas com a utilização da ferramenta. “A MicroStrategy não só é líder de mercado, como também dispõe de uma plataforma capaz de iniciar um projeto analítico de forma ágil, mas com governança e escalabilidade de uma solução corporativa. Com ela, conseguimos realizar tanto análises visuais como gerar e distribuir relatórios e alertas, nos ambientes Web e Mobile, contando inclusive com a integração com outras ferramentas estatísticas. Além disso, graças a uma extensa biblioteca de funções, indicadores são criados de acordo com as nossas  necessidades”.

A Magma Solution é resultado da parceria entre um médico intensivista, José Albani de Carvalho Junior, e do especialista em BI, Carlos Eduardo Privati. Unindo suas expertises e baseando-se nas reais necessidades dos profissionais que atuam dentro das UTIs, investiram no desenvolvimento de uma solução capaz de combinar dados até então pouco valorizados dentro das unidades de cuidado intensivo, porém cruciais para subsidiar decisões clínicas gerenciais.

Segundo os especialistas, tanto no sistema público de saúde como em boa parte da rede privada, os médicos ainda são pouco afeitos à gestão e à tomada de decisão que utilizam mais do que a intuição. Porém, mesmo diante deste cenário, a empresa tem colhido bons frutos e está presente hoje em mais de oito hospitais da região sudeste. A Magma Solution também tem trabalhado no desenvolvimento de outras soluções tecnológicas que apoiam e automatizam a gestão dentro das unidades de cuidados intensivos, como por exemplo, o gestor de plantões.