Até o final deste ano, são esperados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. O risco estimado é de 56,2 mulheres acometidas a cada 100 mil, segundo levantamento anual do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Considerado o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo, a doença representa 25% dos novos casos registrados anualmente.

Os dados reforçam a importância da prevenção e conhecimento sobre o assunto. Conforme explica Heliégina Palmieris, mastologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o câncer de mama pode ser assintomático e silencioso. “Por esse motivo, a prevenção e acompanhamento médico são tão importantes e precisam ser facilitados a toda a população feminina”.

Os sintomas mais comuns do câncer de mama são a presença de nódulos na região, alteração no formato dos seios e secreção de sangue pelos mamilos. Os tratamentos variam de acordo com o estágio da doença e podem consistir em intervenção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia. Os exames mais comuns para prevenir e diagnosticar são a mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, core-biopsy e citologia.

Palmieris atua no novo Ambulatório de Mastologia oferecido pelo Hospital São Camilo e reforça a importância de um ambiente humanizado quando o assunto é câncer de mama. “Além da infraestrutura, é importante oferecer às pacientes toda a assistência possível para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.” O espaço oferece todos os exames preventivos de praxe e faz parte do recentemente inaugurado Centro de Saúde da Mulher, da Unidade Santana, na capital paulista.

A estrutura cirúrgica do Hospital São Camilo também é utilizada para a realização das intervenções oncoplasticas necessárias. Entre elas, a retirada de nódulos benignos ou cânceres e as correções estéticas, reparadoras ou reconstrutivas, com ou sem próteses. Os serviços oncológicos de quimioterapia e de câmara hiperbárica, para rápida cicatrização, também são oferecidos.