A Maternidade Pro Matre Paulista está investindo em sua infraestrutura e em sua equipe para conseguir resultados ainda melhores em cirurgias de alta complexidade em medicina fetal. Estruturado no início deste ano e com atividade desde maio, o serviço de Cirurgia Fetal da Pro Matre Paulista acaba de receber um reforço significativo, com a chegada do microscópio Zeiss, modelo Pentero, para utilização em cirurgias intrauterinas para correção de mielomeningocele.

“Esse microscópio é reconhecido como o melhor do mercado para a função e, no caso das cirurgias neurológicas, facilita a identificação dos planos a serem dissecados”, afirma o Dr. Fábio Peralta, diretor do Centro de Referência em Medicina Fetal da Maternidade Pro Matre Paulista.

O microscópio será utilizado principalmente em cirurgias de correção intrauterina de miolomeningocele. Também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna e da medula espinhal resultante de seu fechamento incompleto durante a gestação, deixando expostas as meninges, a medula e as raízes nervosas. A doença pode causar hidrocefalia, herniação cerebelar, comprometimento cognitivo e motor, disfunções do intestino e da bexiga.

Com o auxílio do novo microscópio de alta resolução, será possível realizar a cirurgia de correção com uma incisão muito menor no útero, o que contribui para redução significativa nas taxas de complicações maternas. Ele também facilitará a realização de cirurgias em que o acesso ao feto é mínimo. A utilização do microscópio para esse fim é uma novidade e exclusividade da equipe da Pro Matre, que desenvolveu a técnica com a utilização desse aparelho para correção da mielomeningocele.

Com uma equipe multidisciplinar altamente especializada em medicina fetal, a maternidade tem atingido resultados semelhantes aos alcançados pelos melhores centros de cirurgia fetal na Europa e nos Estados Unidos, sob a liderança do cirurgião fetal Fábio Peralta, especialista no tratamento intra-útero dessas doenças raras do feto.

“Atualmente contamos com uma equipe de cinco neurocirurgiões, 12 especialistas em medicina fetal, cinco anestesistas e outros cinco obstetras”, afirma Dr. Fábio Peralta, diretor do Centro de Referência em Medicina Fetal da Maternidade Pro Matre Paulista. De acordo com Peralta, a agilidade no diagnóstico permite prevenir sequelas graves com as intervenções intra-útero. “Em geral, cirurgias fetais são realizadas quando se detectam situações que colocam a vida do feto ou algum órgão importante em risco. Os diagnósticos precoces e os tratamentos intra-úterinos realizados na instituição podem prevenir sequelas graves nos bebês”, afirma.

Maternidade Pro Matre Paulista

Com 80 anos de tradição, a Maternidade Pro Matre Paulista é referência em neonatologia, gestações múltiplas e de alto risco, bem como em saúde integral da mulher. Desde 2000, a instituição é parte do Grupo Santa Joana, conglomerado privado de maternidades da América Latina. UTIs Neonatal e Adulta, especializadas e apoiadas em profissionais qualificados e recursos tecnológicos de ponta integram alguns principais atributos da Pro Matre Paulista. A Maternidade é certificada pela Joint Commission International (JCI).