A Netdente é um sistema de gestão de consultórios odontológicos que nasceu na nuvem, mas quando o número de usuários passou dos 100 ele precisou mudar para um ambiente de computação em nuvem real para garantir a continuidade  do negócio. Por esse motivo ela contratou a Dedalus Prime para migrar a solução para a Amazon Web Services.

Ele oferece duas versões: uma para consultórios com poucos dentistas e outra para clínicas maiores que necessitam de recursos como banco de dados avançado e possibilidade de contratação de servidores exclusivos.  Em ambos os casos a alta disponibilidade é vital para que os dentistas possam ter todas as informações do paciente em tempo real no momento do atendimento, sem riscos de queda da aplicação. Por isso, a computação em nuvem foi levada em conta na criação do Netdente, por ser um ambiente de alta disponibilidade e necessitar oferecer suporte 24 horas e apoio profissional que nos garanta entregar um sistema eficiente para o cliente.

A mudança para AWS aconteceu em duas etapas: a primeira pela equipe de TI da Netdente – com apoio de uma pequena empresa de consultoria – e a segunda com a Dedalus Prime, que também ficou responsável por preparar um plano de futuro, para garantir a evolução segura do ambiente AWS e evitar as limitações dos primeiros anos.

“A opção pela AWS se mostrou acertada devido ao seu histórico de boa qualidade e alta disponibilidade oferecida a grandes clientes. No entanto, o projeto ainda apresentou limitações operacionais de nossa parte porque contávamos apenas com o apoio da empresa de um amigo que não estava preparada para projetos maiores, em constante evolução, então não foi capaz de atender aos chamados de suporte 24/7 e não conseguiu apresentar um plano de evolução dentro do ambiente AWS, que garantisse a confiabilidade e segurança necessárias para aplicar o nosso plano de crescimento. Isso nos levou a contratar a Dedalus”, conta Gustavo Castro, diretor da Netdente. “Como queríamos um projeto que levasse em conta o crescimento contínuo a logo a prazo, a Dedalus também ficou responsável por esta parte”.

A parceria com a Dedalus começou com a contratação do plano pré-pago que ela oferece para os serviços AWS, o que propiciou à Netdente realizar sua experiência com o novo parceiro à frente do projeto. “Isso nos permitiu avançar aos poucos para a migração definitiva e a partir da contratação de um ambiente que foi crescendo. O planejamento foi sendo cumprido, o que nos deu confiança e maior comodidade na condução do projeto. Inicialmente migramos os bancos de dados e depois, aos poucos, foram 10 clientes, depois outros 10 e assim por diante”.