News

Novo aplicativo agiliza comunicação entre médicos e pacientes

Um aplicativo inovador acaba de chegar ao mercado nacional prometendo resgatar a relação entre médicos e pacientes por meio de mensagens diretas e ligações. Trata-se do Nosso Médico, um app inédito que foi pensado e desenvolvido pela XL Solutions para estabelecer um novo meio de comunicação para além da sala de consulta e sem jamais substituir uma consulta.

Com um investimento de R$ 500 mil, e expectativa de crescimento de 20% neste primeiro ano, Nosso Médico vem engrossar as estatísticas de crescimento do setor que abrange as health techs, startups especializadas em saúde. Em 2017, de acordo com o relatório Breakout Year in Tech, da Inside Latin America, o setor de healthtech foi o segundo campo da tecnologia que mais cresceu na América Latina, com crescimento de 250% em relação ao ano anterior, 2016.

Atualmente, este mercado tem cerca de 250 startups voltadas à inovação no campo da saúde no Brasil, colocando o país em 7º lugar na lista mundial de maiores mercados na área, movimentando US$ 42 bilhões por ano.

Um app para todos os tipos de pacientes

O Nosso Médico foi pensado para atingir todos os tipos de pacientes, em todas as faixas etárias. Por isso, seu funcionamento é muito simples, a sua navegabilidade é intuitiva, tudo em um ambiente seguro, onde o histórico de conversas é criptografado no servidor do aplicativo. Sua funcionalidade permite que pacientes tirem dúvidas sobre tratamentos, medicamentos ou sintomas, mandem exames ou fotos, e até mesmo realizem ligações via internet, porém sem nunca substituir uma consulta.

“O objetivo do Nosso Médico é oferecer aos médicos de todas as especialidades, e que atendem em consultórios particulares, ou através de convênios ou SUS, a opção de um novo meio de comunicação, fora do aplicativo de celular em que ele divide os contatos pessoais e familiares, evitando, inclusive, chamadas indesejadas, e assuntos que não tenham a ver com saúde”, explica Marcelo Amante, diretor de operação do aplicativo.

“Nosso Médico é, ainda, uma ferramenta ética, uma vez que não permite o compartilhamento de informações e orientações dos médicos aos seus pacientes em listas de transmissão. As mensagens são trocadas apenas entre o médico e seu paciente, sendo que estes não interagem entre si”, complementa.

.As mensagens e ligações serão cobradas dos pacientes, via cartão de crédito, e o valor da cobrança será definido por cada profissional. Em ambos os casos – mensagens e ligações – o médico receberá pelos seus serviços diretamente em sua conta.

O app já está disponível no Google Play e na App Store, e seu download é gratuito.