A Omron Healthcare, gigante japonesa em dispositivos e equipamentos de cuidados para a saúde, apresentou o primeiro monitor de pressão arterial em formato de relógio, o BPM HeartGuide, como está sendo chamado internacionalmente.

Para chegar ao modelo, a Omron trabalhou para miniaturizar um monitor de pressão sanguínea em um relógio de pulso, garantindo precisão, a fim de ser validado clinicamente antes de chegar à venda no varejo. Ultra-compacto e elegante, o monitor de pulso é o modelo mais discreto e portátil que a Omron já desenvolveu.

“Como líder mundial, a Omron Healthcare entende que é preciso apresentar produtos inovadores ao mercado, que realmente facilitem o dia a dia das pessoas, para que tenham mais comodidade, segurança e facilidade nos cuidados com sua saúde”, afirma Wanderley Cunha, CEO e presidente Omron Healthcare no Brasil.

Para se ter uma ideia da importância do tema para Omron, a empresa arquivou mais de 50 patentes tecnológicas sobre componentes desenvolvidos para esse modelo, incluindo miniaturização de bombas de pressão sanguínea, válvulas e chips. O monitor ainda mede a atividade diária, frequência cardíaca e qualidade do sono, e pode ser programado para realizar uma leitura de pressão arterial enquanto a pessoa dorme. Além disso, o HeartGuide pode ser sincronizado, via Bluetooth, com o aplicativo da Omron, facilitando a armazenagem acompanhamento e compartilhamento de informações vitais, inclusive na troca de informações do paciente com o médico.

Embora o produto ainda não esteja à disposição para venda e a estimativa é que chegue ao mercado brasileiro somente em 2021, esse é mais um dos muitos exemplos das conquistas que a Omron tem feito para combater a hipertensão, que é um problema silencioso que mata milhões de pessoas no mundo todo. “Pressão alta significa risco aumentado de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Milhões de pessoas não sabem que têm pressão arterial elevada e não estão conscientes do risco que correm. A jornada para melhorar a saúde do coração começa com o monitoramento regular da pressão arterial”, afirma o executivo.