Prevenir ainda é o melhor caminho para cuidar da saúde. Já dizia o célebre cientista Albert Einstein: “uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne”. Prevenção é redução de custos, principalmente em saúde. E para contribuir com a gestão de programas de Medicina Preventiva que a Philips desenvolveu a solução chamada Health and Disease Management  (HDM) do Tasy, software de gestão em saúde da empresa.

Agora ele é capaz de agrupar informações sobre cadastros dos pacientes, agendamentos, planos de atendimento, controles de participantes, entre outras, eliminando planilhas avulsas e rotinas manuais e permitindo, assim, que as instituições façam a gestão dos seus programas de Medicina Preventiva, bem como das campanhas e dos beneficiários participantes.

O software possibilita ainda que as instituições encontrem potenciais participantes a partir do mapeamento de condições de saúde e outras variáveis. Assim, é possível identificar os perfis para participação de programas e o direcionamento de campanhas de atenção e promoção a saúde.

Para facilitar a gestão dos programas de medicina preventiva, o sistema possibilita o controle efetivo da equipe de atendimento com gerenciamento de agendas de trabalhos e protocolos de atendimentos. Ainda, conta com ferramenta específica de indicadores de gestão através da qual é possível facilmente fazer o acompanhamento da evolução dos participantes, além de uma análise de quão efetivo está sendo o programa. Totalmente integrado com o Prontuário Eletrônico do Paciente, é possível acompanhar todo o histórico de saúde do participante promovendo a integração das informações.

“Uma vez que se pressupõe que o atendimento integral ao beneficiário depende do conhecimento total de seus hábitos e condição de saúde, a medicina preventiva tem como um dos seus planos o mapeamento de toda a carteira de clientes, desenvolvendo vários inputs de informação e a integração desses dados. Dessa forma, é possível adotar estratégias educativas e intervencionistas focadas nas reais necessidades dos indivíduos” explica Ronan de Oliveira, supervisor de Medicina Preventiva da Unimed Maringá. A Unimed Maringá é uma operadora de planos de saúde que possui mais de 170 mil vidas e utiliza o Tasy para gerenciar seus programas de Medicina Preventiva.