As Farmácias Pague Menos atingiram novo recorde de atendimentos na área de assistência farmacêutica. É o que mostram os números do Clinic Farma, modelo que consiste na implementação de salas dentro das lojas, exclusivamente para serviços básicos de atenção à saúde.

De janeiro a dezembro do ano passado foram realizados 1.597.727 atendimentos farmacêuticos, beneficiando a saúde de 696.373 clientes. O número é 4,5 vezes maior do que o total de atendimentos computado em 2016, que foi de 364.430, e reflete o investimento da rede neste modelo, no qual é pioneira desde 2014.

Hoje a Pague Menos presta o serviço de atenção farmacêutica em 655 filiais das 1.088 que funcionam em todo o Brasil. Os estados que concentraram a maior parte dos atendimentos ao longo do ano foram o Ceará (17,8%), Pernambuco (15,3%), Maranhão (8,5%), Bahia e Rio Grande do Norte, com (6,6%) cada.

Clinic Farma em 2017 por região

O farmacêutico pode realizar testes de aferição de pressão arterial e glicemia, além de acompanhamento e orientação para perda de peso, anamnese farmacêutica, aplicação de brincos, orientação e controle de asma, controle de colesterol e combate ao tabagismo. O atendimento é realizado individualmente em uma sala privativa e está aberto ao público.

“O cliente vem à nossa loja e pode passar por este acompanhamento de forma rápida, eficiente e sem burocracia. Ele interage com um farmacêutico de confiança, com quem tem uma relação próxima, e isso colabora para que haja maior adesão ao tratamento prescrito”, explica a coordenadora técnica farmacêutica da rede, Cristiane Feijó.

“Todas as lojas inauguradas pela Pague Menos após a implantação do modelo já contam com salas do gênero. Além das 655 em funcionamento, pelo menos outras 120 já estão em fase final de implantação e devem ser inauguradas ainda este ano”, conclui a coordenadora.

SAC Farma

Além dos postos do Clinic Farma, as Farmácias Pague Menos mantêm desde 2000 o pioneiro serviço SAC Farma, único no Brasil em operação 24 horas e 365 dias por ano pelo telefone 0800-2751313. O atendimento telefônico é realizado por uma equipe de profissionais farmacêuticos e acadêmicos da área de farmácia, que orientam e tiram dúvidas do consumidor relativas à posologia, comparação entre fármacos, esclarecimento de dúvidas sobre genéricos, medicamentos controlados, contraindicações, associações medicamentosas, análise da compreensão das receitas que não estão legíveis ou dúvidas no tratamento prescrito.

Sobre as Farmácias Pague Menos

As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Mantém um crescimento médio anual (CAGR) de 20% nos últimos dez anos, um dos maiores índices de crescimento contínuos do Brasil. Contam hoje com cerca de 1.090 lojas, mais de 650 unidades do Clinic Farma e mais de 22 mil colaboradores que atuam em 346 municípios.