Os distúrbios do sono são mais comuns do que se imagina. Um estudo realizado pela Philips em 2018 apontou que, no Brasil, cerca de 72% da população, ou seja, 73 milhões de brasileiros sofrem de doenças relacionadas a uma noite mal dormida. Para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, a Philips está mudando a maneira de tratar e gerenciar os distúrbios relacionados ao sono, apresentando, durante o Congresso Brasileiro do Sono, em São Paulo), o DreamMapper, um aplicativo que fornece, em tempo real, uma série de informações para o médico e o paciente. A solução torna o tratamento mais eficaz e aumentando em até 20% a adaptação deste paciente ao aparelho.

˜Por meio da tecnologia e da conectividade, a empresa quer dar ao paciente o controle e possibilidade de gerenciar o seu próprio tratamento, tornando-o mais eficaz e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Conectadas, essas soluções otimizam a resposta do paciente ao tratamento e dão a ele o controle da sua própria qualidade do sono”, afirma Alina Asiminei, líder para Cuidados Respiratórios e Sono na Philips América Latina.

Ao receber do DreamMapper as informações sobre a qualidade do sono do paciente, o equipamento  CPA DreamStation  que envia um fluxo de ar contínuo e correto para as vias respiratórias por meio da máscara DreamWear, evitando a apneia do sono e permitindo uma noite tranquila. O novo modelo da DreamWear é único no mercado, pois permite que o paciente troque as almofadas das máscaras oronasais, nasais e de gel pillow com rapidez e facilidade sem trocar de máscara.

O aplicativo permite que o paciente confira um feedback diário sobre o progresso da sua terapia, acompanhe metas personalizadas, veja vídeos informativos úteis e receba notificações e lembretes sobre a sua terapia. Os dados são sincronizados com facilidade e podem ser acessados em smartphones, tablets ou computadores.