News

Philips investe em solução de business intelligence

A Philips está investindo no desenvolvimento de uma solução de business intelligence (BI), que vai apoiar a tomada de decisão de gestores na cadeia da saúde. A informação é de Solange Plebani, gerente geral de EMR da Philips, durante a realização do Philips Connect Day, que reuniu executivos de hospitais, organizações de saúde de todo o país e empresas parceiras de TI, entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro, em São Paulo.

A executiva explica que a projeto piloto foi executado em parceria com o Hospital Samaritano da capital paulista, que testou os recursos de analytics na prática, objetivando a melhoria nos resultados financeiros, qualidade no atendimento ao paciente com a prescrição integrada ao prontuário eletrônico Tasy. Ele também permite ao médico, através de dispositivos móveis, planejar seu roteiro de visitas e ter acesso às informações relevantes dos mesmos, como foi a evolução do tratamento, etc.

Explicou que a solução está em processo de liberação para o mercado e que a Philips vai trabalhar em 2017 para tornar a ferramenta de BI mais preditiva. ”A diferença é que nova versão permitirá uma série de análises para tomada de decisão em tempo real com visão de longo prazo”.

Exportação

A executiva também informou que a Philips do Brasil está trabalhando para exportar o sistema de gestão Tasy (que conta com clientes no México, Alemanha e Arábia Saudita) para que a cada ano conquiste um novo país.

Segundo Solange, o Tasy adota a metodologia DRG que padroniza o gerenciamento de custos e qualidade assistencial-hospitalar, motivo pelo qual o hospital ao adotar a plataforma só precisa de uma pequena customização, além de ter o benefício de pagar em moeda local. “Normalmente ele tem 90% de aderência no cliente, que precisa ajustar só os sistemas fiscais”.

Connect Day

Em sua terceira edição, o Connect Day apresentou experiências de usuários, soluções de mobilidade, sistema de apoio à decisão clínica, gestão da tecnologia da informação e inovações em hospitais, medicina preventiva e tendências do setor de saúde e TI. Contou com estandes de empresas parceiras como Teiko, Certisign, Honeywell, Quick Soft, HQS, Wolters, E-val, Folks, Oracle, Accenture e Truven. Além disso, serão mais de 10 palestras que irão tratar de temas.

Segundo a executiva, “o Philips Connect Day é uma oportunidade de apresentar a clientes todas as inovações da empresa, desenvolvidas para todas as fases da vida e que contribuem tanto com a melhoria da saúde das pessoas quanto com a sustentabilidade do negócio de saúde no país”.