Com objetivo de garantir acesso universal à Medicina, a Portal Telemedicina, empresa B2B de tecnologia aplicada à saúde, apresentou na Hospitalar 2018 novas soluções baseadas em inteligência artificial e IoT de sua plataforma, além de inovações desenvolvidas para facilitar a transmissão de laudos à distância e em tempo real.

Vencedora de diversos prêmios de inovação, a Portal Telemedicina nasceu para resolver um dos maiores problemas hoje: o acesso restrito à medicina. O Brasil, por exemplo, nunca viveu uma expansão de médicos como atualmente, mas sua distribuição permanece desigual pelo território. Especialidades como Neurologia, Pneumologia, Mastologia, entre outras, são ainda mais raras em cidades do interior e regiões remotas.

O sistema integra com equipamentos médicos (inclusive aparelhos offline) por meio de multiprotocolos de comunicação e IoT (Internet das Coisas). Essa inovação resolve um outro problema: evita erros de digitação e de informações já que os dados são enviados diretamente do aparelho, sem necessidade de upload manual.

“Vale ressaltar que todo o fluxo do aparelho até o especialista é automático, preservando a fidelidade das informações para o laudo médico. Além disso, os exames passam por uma triagem via inteligência artificial que prioriza as emergências e empodera o médico com um double check no laudo”, explica Rafael Figueroa, Cofundador e CEO da empresa.

A tecnologia desenvolvida pela Portal tem despertado o interesse de diversos países, como França, Portugal, entre outros. As inovações e automações permitem o atendimento em larga escala, como enfatiza Figueroa: “Em dias de alta demanda chegamos a receber cerca de 5 mil exames, mais do que qualquer hospital”.

Outro ponto favorável é que com o software da Portal Telemedicina a análise à distância permite que médicos de centros de referência, como Incor, Hcor e Instituto do Sono, em São Paulo, façam laudos em exames de pacientes de cidades com menos acesso a especialistas.