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Rede de centros médicos adota robô de telepresença para otimizar atendimento

Na última semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução de 12 páginas para regular a telemedicina, autorizando o uso de recursos tecnológicos para facilitar e diminuir distâncias entre médicos e paciente. O dr.consulta, rede de centros médicos focada em gestão de saúde inteligente, trabalha com um robô de telepresença em seu Centro de Pesquisa e Inovação desde julho do ano passado e colhe bons frutos com esse recurso.

Além do robô à disposição para auxiliar no melhor atendimento ao paciente, o centro de pesquisa tem um modelo diferenciado de atendimento. O paciente é protagonista da sua consulta e todos os recursos são voltados para que ele se sinta acolhido e próximo ao seu médico. Por isso, os pacientes contam com o apoio de Maria Bonita, o robô responsável por fazer essa conexão entre quem está sendo atendido e outros especialistas de referência da rede. Assim, ele terá à disposição dois profissionais de saúde para atendê-lo ao mesmo tempo.

“O fluxo de atendimento é diferente e foi pensado para que o paciente tenha autonomia e aproveite ao máximo o tempo com o seu médico”, explica dra. Tatiana Hirakawa, diretora de Pesquisa e Inovação do dr.consulta. Após chegar na unidade e realizar o ?self check-in na recepção, o paciente é encaminhado à pré-consulta inteligente, com auxílio de uma balança eletrônica multifuncional. O equipamento afere pressão, frequência cardíaca, peso, altura e IMC e está conectado ao sistema de dados integrado, desenvolvido pelo dr.consulta. As informações coletadas pela balança são cadastradas automaticamente e o médico tem acesso imediato.

Cada paciente do dr.consulta possui um prontuário eletrônico integrado que armazena todo seu histórico de saúde, resultados de exames diagnósticos, medicações prescritas e tratamentos recomendados.