News

Relatório mostra como TICs podem melhorar a qualidade de vida dos idosos na AL

De acordo com o relatório TIC para idosos na América Latina, divulgado pela 5G Americas, vários países da América Latina estão desenvolvendo diversos programas para difundir as tecnologias de informação e comunicação (TIC), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos.

As pessoas de terceira idade são classificadas como aquelas que possuem 60+ anos de idade. É um segmento da população mundial que está crescendo e deve chegar a 185 milhões de pessoas na América Latina até 2050, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Os idosos que adotam as TIC podem ter acesso a vários benefícios em áreas como a Tele Saúde – por exemplo, acessando aplicativos de prevenção ou sistemas de alerta que usam a Internet das Coisas (IoT) – Tele Educação, Tele Trabalho e e-Governo – facilitando interações com o governo e reduzindo a necessidade de se locomover e pegar filas em centros de atendimento e dependências do governo.

No entanto, essas iniciativas devem ser acompanhadas por iniciativas educacionais para ensinar esse segmento da população a usar essas novas tecnologia e potencializar seus benefícios, especialmente diante das barreiras de acesso tipicamente encontradas entre pessoas nesta faixa etária. Também existem outras barreiras que limitam acesso às TIC, entre as quais dificuldades econômicas, sociais e geográficas, entre outras.

Nesse sentido, os setores público e privado devem trabalhar em conjunto para apoiar o desenvolvimento da conectividade, ampliando a infraestrutura necessária para oferecer acesso fixo e móvel a serviços de voz e dados e facilitando a aquisição de dispositivos de acesso, como celulares, computadores e tablets. A conectividade móvel é especialmente importante por que, de acordo com dados compilados pela pesquisa da CEPAL, a geração de terceira idade acessa as TIC – em mercados como a Argentina, Brasil e Uruguai – principalmente através do celular.

O relatório TIC para Idosos na América Latina é uma publicação da 5G Americas e incluem um resumo das iniciativas para a terceira idade e as condições de acesso a essas tecnologias em países como a Argentina, Chile, Costa Rica, México e Uruguai.

Patrocínio Silver

Patrocínio WIFI

Apoio

Parceiro de Mídia

Parceiros Institucionais

Realização