Dos dez medicamentos contra o câncer mais dispensados nos programas de assistência farmacêutica das operadoras de saúde, nos últimos 12 meses, cinco são destinados para o combate a tumores da mama. É o que apontam os indicadores da divisão de Specialty Care da ePharma, baseados em 17.611 prescrições autorizadas para pacientes que possuem cobertura nesses programas.

Tamoxifeno, anastrozol, letrozol e exemestano encabeçaram o ranking e concentraram em torno de 10,5 mil dispensações no período. Já o capecitabina ocupou a sétima colocação. Também figuram na lista a temozolomida (5ª posição), voltada ao tratamento do câncer do cérebro; o imatinib (7ª), para diversos tumores; e o abiraterona (9ª) e o bicalutamida (10ª), contra o câncer de próstata.

Criada em 2017, a área de Specialty Care da ePharma apoia as operadoras de saúde nas demandas de medicamentos listados no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e produtos estratégicos, dispensados das operadoras ou por ações judiciais. Além disso, atua também no monitoramento mensal de cerca de 70 mil pacientes com doenças crônicas, raras ou de alta complexidade, utilizando uma rede de provedores especializados, estrutura tecnológica de ponta e uma equipe própria de profissionais de saúde.

“O trabalho inclui toda jornada do paciente, desde o pré-diagnóstico até os trâmites para facilitar a obtenção dos medicamentos, alguns deles importados e de difícil acesso. Com isso, contribuímos para facilitar o acesso da população à adesão aos tratamentos, um dos grandes desafios da saúde suplementar”,  avalia o diretor Carlos Pappini. Nos primeiro seis meses do ano, a ePharma movimentou mais de R$ 52,47 milhões apenas em produtos de alta complexidade.

10 Medicamentos mais prescritos nas farmácias brasileiras – 12 meses