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Salesforce lança solução de telessaúde para aumentar engajamento do paciente

A Salesforce acaba de lançar uma ferramenta de telessaúde para o Salesforce Health Cloud, com habilitação de chat em vídeo para que os pacientes se conectem via dispositivo móvel com suas equipes de atendimento médico. Muitos profissionais de saúde já usam o Health Cloud para terem uma visão completa dos pacientes, gerirem seus cuidados de forma holística e se conectarem com eles de novas maneiras. Agora, com o chat em vídeo no Health Cloud – integrado ao Salesforce SOS – podem oferecer um atendimento médico muito mais prático e personalizado, aumentando a satisfação geral do paciente.

Atualmente, existem 168 milhões de smartphones em uso no Brasil, segundo a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), e esta tendência está mudando as expectativas dos consumidores em todos os setores, incluindo a maneira que desejam interagir com seus profissionais de saúde. Prova disso é o recente relatório “2016 Connected Patient Report” da Salesforce, que revelou que 62% dos entrevistados com seguro de saúde estariam abertos a tratamentos virtuais, como uma chamada de videoconferência, para questões não urgentes. Além disso, os prestadores de serviços de saúde estão sob enorme pressão tanto para reduzir os custos, visto que 65% dos atendimentos de emergência poderiam ser evitados, quanto para cumprir a nova Resolução Normativa da ANS que estabelece novas regras para atendimento aos clientes de planos de saúde, incluindo penalizações que podem chegar a 100 mil reais.

Lançado no início deste ano, o Health Cloud é uma solução de gestão de relacionamento com pacientes que fornece uma visão abrangente do paciente, com gestão inteligente e engajamento conectado.

A nova solução de telessaúde da Salesforce amplia essas capacidades, permitindo que os prestadores se conectem diretamente com os pacientes por meio de chats em vídeo bidirecional e compartilhem suas telas em dispositivos móveis iOS ou Android. Assim, pacientes e profissionais podem discutir assuntos gerais de saúde, como dicas preventivas, monitoramento de doenças crônicas, marcação de consultas e até atendimento pós-alta, usando a câmera do smartphone, tablet ou computador. Os pacientes só precisam clicar em um botão no aplicativo móvel do Health Cloud para se conectar a seus prestadores de assistência médica em tempo real, de qualquer lugar.

Quando as equipes de atendimento se conectam com pacientes por meio do chat em vídeo bidirecional, o Health Cloud puxa automaticamente o perfil e o histórico médico do paciente, incluindo casos, registros e dados da família, para que os provedores de assistência médica possam fornecer um suporte altamente personalizado e contextualizado. Em última análise, é possível dizer que a utilização de tal solução de telessaúde aumenta a qualidade do atendimento, economiza o tempo das equipes médicas e diminui custos de consultas ou atendimentos em pronto-socorro.

A Salesforce trabalha em total integração com seu ecossistema de parceiros na implementação da nova solução de telessaúde no Health Cloud, entre os quais estão Persistent Systems, Silverline e outros que implantam e ampliam as capacidades de vídeo bidirecional do produto.

“As soluções integradas de atendimento ao paciente representam o futuro da tecnologia da saúde, e uma grande oportunidade para que o setor se transforme digitalmente e crie uma relação mais forte entre pacientes, prestadores de serviços e profissionais de saúde”, afirma Robert Van Tuyl, diretor de inovação da Easter Seals Bay Area, cliente do Salesforce Health Cloud. “Junto com a Salesforce, queremos liderar a criação de melhores maneiras de prestar serviços em saúde, e estamos entusiasmados por fazer parte desta próxima onda de inovação da assistência médica”.

“Os pacientes são consumidores que utilizam cada vez mais dispositivos móveis em muitos aspectos de suas vidas. A saúde não é diferente, e as organizações e profissionais da área deveriam procurar aumentar o engajamento móvel com os pacientes”, sugere Lynne Dunbrack, vice-presidente de pesquisa da IDC Health Insights. “Incorporar o engajamento móvel em soluções de gestão de relacionamento com os pacientes é uma evolução natural que o mercado está exigindo”.

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