Blog News

Saúde desperta para a transformação digital

Recentemente, tive a oportunidade de participar do Midsize Enterprise Summit, importante evento nos EUA, com foco em líderes de TI e empresas de médio porte. Foi uma experiência incrível conversar com pessoas que estão no comando do futuro de suas companhias. Uma oportunidade para entender o que estão buscando e quais são as reais preocupações até o final de 2018.

No entanto, um dos pontos que mais me chamou atenção foi o número de profissionais procurando por antigas soluções para resolverem problemas que já foram solucionados inúmeras vezes. Deparei-me com a procura por soluções que foram criadas em 2007! Isso é preocupante. Mas também é um sinal de que estamos dentro de um ciclo evolutivo.

Ponto principal: Transformação Digital mais uma vez

Não é novidade que o setor financeiro é um dos mais maduros com a transformação digital. Alguns buscam melhorar a experiência do usuário; outros, a automação. O varejo também tem se movimentado bastante nesse sentido, com a maioria das grandes empresas buscando o aprimoramento do omnichannel. Porém, é difícil dizer qual será o próximo setor a focar na transformação digital. O certo é que os demais estão em situação semelhante: evoluindo!

A saúde acordou

O setor de saúde foi um dos que mais buscou por informações sobre transformação digital. Em conversa com líderes do segmento, identifiquei três pontos de preocupação:

Parar de desenvolver aplicações sem analisar previamente se é algo que o usuário final realmente precisa;

Gerar valor de negócios em TI por causa dos movimentos do concorrente;

Cuidar dos monstrinhos que a shadow-IT criou e que agora estão apresentando problemas;

Com isso, podemos notar que as lideranças têm uma preocupação em comum: envolver as áreas de negócios. A indagação é importante e já tardia.

Tenho discutido o tema com empresas financeiras há cerca de seis anos. E caímos sempre na mesma questão. Por exemplo: a área de negócios cria algo inovador, que ganha força dentro da organização. Mas como não têm a experiência necessária para suportar tecnicamente o novo produto, aciona-se a equipe de TI – “agora vocês têm que lidar com isso”. E o pesadelo começa.

Para todos os pontos, parece que as empresas já estão caminhando e tentando agir em relação à transformação digital.

Qual é o cenário?

Depois de compreender que o setor quer agregar valor também para a área de negócios, pensei sobre algumas questões e pesquisei sobre os problemas mais comuns na área da saúde, os quais podem ser resolvidos com tecnologia.

Assistência deficiente: se houver um paciente com deficiência motora, vamos ligar automaticamente para um Uber no final da consulta para levá-lo para casa;

Conhecimento do mercado: saiba o que os clientes estão pensando. Vamos monitorar as redes sociais com inteligência artificial e verificar se os pacientes estão satisfeitos depois de uma consulta;

Acessibilidade.1: muito papel é enviado para as pessoas quando elas precisam pagar pelos serviços de saúde ou quando elas apenas os usam. Vamos agrupar tudo isso digitalmente;

Acessibilidade.2: não há um único sistema em que o médico possa acessar todo o histórico de seus pacientes (doenças, sintomas e tratamentos). Isso força as pessoas a carregarem muito papel sempre que vão ao médico, mesmo em consultas de rotina;

Omni-experience: é o que conhecemos como omnichannel. E está chegando na saúde. Toda vez que o cliente entra em contato com a companhia, seja online ou offline, é preciso garantir que ele terá a melhor experiência possível. Todo ponto de contato é importante;

Saúde Tech: a conectividade com o médico traz agilidade no atendimento. Aqui a ideia é enviar ao médico as informações. Pressão arterial, peso e outras coisas podem ser verificadas remotamente. E isso significará uma enorme diferença para alguns pacientes.

O que hoje já é claro em algumas indústrias está começando a acontecer na saúde. Mas a questão principal é ter a vontade de resolver os mesmos problemas antigos, só que digitalmente.

Guilherme Sesterheim, head of Digital Transformation na ilegra.

Patrocínio Gold

Patrocínio Silver

Patrocínio Bronze

 

Patrocínio WIFI

Apoio

Parceiro de Mídia

Parceiros Institucionais

Realização